terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O movimento político de Angra dos Reis e o protagonismo da juventude em 2016!

Vr Eduardo Godinho falando sobre a importância do protagonismo juvenil no encerramento do Parlamento Juvenil em 2015
Jornadas de Junho de 2013 protagonizada pela juventude
O ano de 2016 não nos deixa nenhuma dúvida que será excepcional para Angra dos Reis e todas as cidades do Brasil porque mais uma vez o povo será consultado pelos rumos políticos através de eleições diretas que serão realizadas em outubro. Em outubro vamos complementar o exercício da democracia escolhendo representantes que melhor canalizem os anseios da sociedade.

O nosso mandato compreende que dos últimos anos até os dias atuais, passando pelas jornadas de Junho em 2013 aonde houve uma forte mobilização da juventude, as eleições acirradas de 2014 e a crise política instalada no Brasil em 2015, fará das eleições de 2016 um ano diferente no processo político conhecido até aqui. Até mesmo porque, se houve um efeito positivo resultante desses movimentos que produziram crises política, uma coisa benéfica foi o fim do financiamento empresarial das campanhas, que era uma das principais janelas de toda a corrupção que envolve uma parcela dos agentes políticos de quase todos os partidos.

Assim sendo, conclamamos toda a juventude participar do processo político de 2016, em especial ao que tem 16 anos que é facultativo o poder de voto, a exercer sua seu direito de cidadão e contribuir e fazer parte desse processo de transformação em curso na nossa sociedade.

Parlamentares Juvenis do Parlamento Juvenil 2015
Em Angra dos Reis além do processo de eleições gerais, iremos também ter o Parlamento Juvenil 2016, aonde iremos mobilizar os jovens estudantes das escolas do município inteiro para participar do processo que elegerá jovens por um mandato de um ano num espaço aonde garotada será a protagonista política de suas demandas.


Excepcionalmente para Angra dos Reis, o ano de 2016 será um ano de muita efervescência na política, tanto no processo de eleições gerais quanto no processo eleitoral do Parlamento Juvenil. O nosso mandato estará envolvido nos dois processos com toda a nossa energia por entendermos que esses instrumentos de escolhas empodera a sociedade de poder decisório de suas vidas em sociedade, em especial a juventude que tem uma vida inteira para conquistar pela frente.

Compreendemos que o processo de escolha do povo os empodera de cidadania pelo exercício do sufrágio universal, deixando assim a sociedade unida em pró da democracia, mesmo que essa união não signifique unicidade das ideias. Esse é o real sentido que o nosso mandato compreende da política, que são esses movimentos mobilizadores aonde as forças contrárias, independente dos interesses ou de anseios, buscam avançar nas ideias que acreditam. E em se tratando da importância da juventude na política, pela potência do seu entusiasmo e dos seus sonhos mais, acreditamos que isso pode ser canalizado como força produtiva para a luta em busca de uma sociedade melhor, mais justa, fraterna e igualitária.

2 comentários:

  1. Exato. Espero que todos tenham pelo menos a coragem de expor suas idéias e concepções acerca do que propõem para as políticas b
    publicas em nossa cidade e não fiquem fugindo do debate se escondendo atrás de slogans e factóides políticos. E, finalmente, que possamos construir candidaturas majoritárias e proporcionais que efetivamente representem avanços para nossa cidade, em especial para os mais jovens e excluídos.

    ResponderExcluir
  2. Exato. Espero que todos tenham pelo menos a coragem de expor suas idéias e concepções acerca do que propõem para as políticas b
    publicas em nossa cidade e não fiquem fugindo do debate se escondendo atrás de slogans e factóides políticos. E, finalmente, que possamos construir candidaturas majoritárias e proporcionais que efetivamente representem avanços para nossa cidade, em especial para os mais jovens e excluídos.

    ResponderExcluir