quarta-feira, 29 de abril de 2015

Olhando para o presente, construindo para o futuro

Fomos convidados pelo colégio Acec a convite da dona escola Elda Helena,  para  respondermos vários questionamentos dos jovens alunos no que se refere a cidadania, garantia dos direitos, sobre a nossa opção partidária dentro das questões ideológicas, por que entramos na política, sobre as principais políticas emergências necessárias para Angra dos Reis e sobre as perspectivas para o futuro em Angra na questão do ensino superior para os nossos jovens. 


Bate papos com os alunos da escola Aceac

 1.Cidadania e Garantias dos Direitos 



Cidadania e Garantia dos Direitos
Sobre a questões de cidadania e garantia dos direitos, nosso posicionamento com os alunos foi de que primeiramente é necessário desde já na juventude, a prática da busca da consciência do nosso papel quanto cidadão. Nós enquanto homens e mulheres públicos temos a consciência que por deficiência do nosso Poder Público, os direitos muita das vezes não conseguem chegar a todos, ou como também nem todos têm a ciência que os tem. E é essa luta pela busca do conhecimento dos direitos que entendemos ser o exercício da cidadania.
Sobre as nossas ideologias que nos levaram estar no Partido dos Trabalhadores, explicamos que devido as nossas convicções, valores, e sonhos, escolhemos o PT para militar por conter em seus estatutos a defesa dos trabalhadores, dos oprimidos, em ressonância daquilo que já militávamos antes dentro da Igreja Católica dentro a Teologia da Libertação e a Pastoral da Juventude. Reafirmamos o nosso compromisso em apoio a qualquer tipo de manifestações populares e
as ocupações das ruas por parte do povo por compreendermos que esse é o processo democrático e de exercício da cidadania, porém que seja ordeira e pacífica, para que violência e o ódio não tire a legitimidade da grandeza dos movimentos de massa. 


2.  Políticas Públicas para Angra dos Reis 



Crescimento desordenado em Angra dos Reis
Entre outros questionamentos, tivemos a oportunidade de dizer aos jovens que entramos na política para buscar a prática do bem comum, pois por ser morador do morro da Sapinhatuba, sempre sonhei que as oportunidades e os direitos da sociedade do asfalto, fossem igualmente compartilhados com as comunidades do povo do alto, de onde viemos e construímos a nossa vida política. Nesse sentido, temos como ideal termos um mandato para toda Angra dos Reis, entretanto fazemos a defesa de que os moradores do alto tenham voz nos espaços de poder no nosso município.
Falamos também sobre os principais problemas e deficiências nas políticas públicas de Angra dos Reis, aonde apontamos que o crescimento desordenado somados a natureza geológica do nosso município cria condições propícias as tragédias como as ocorridas nos anos 70, 2002 e 2010 que ceifaram várias vidas e que defendemos uma política habitacional profunda, que resolva as questões estruturais da moradia do nosso povo do alto. Falamos também sobres os desafios da mobilidade urbana, pois devido ao crescimento desordenado frente a nossa geografia, Angra dos Reis não foi planejada para crescer, por isso temos problemas na qualidade do ir e vir das pessoas, assim como a necessidade que devemos ter para a mobilidade e a garantida de direitos as comunidades das Ilhas. 


3.  Perspectivas para o futuro em Angra dos Reis 



Polo universitário em Angra dos Reis
Sobre o futuro, as principais reivindicações dos jovens são de transformar Angra dos Reis em um polo universitário, sobretudo com universidades públicas. Hoje Angra passa por uma verdadeira revolução nessa área, pois uma cidade que tradicionalmente enviava seus jovens para fazer o seu ensino superior em outros municípios, está cada vez mais se tornando uma cidade universitária com a implementação da Estácio de Sá, UNIABEU, CEDERJ, Anhaguera, CEFET e a UFF.
A UFF hoje se situa no polo universitário professor Jair Travasso em Jacuecanga, e atendendo os anseios dos nossos jovens por uma faculdade pública e somados aos esforços dos estudantes universitários o nosso mandato apoiou a causa no empenho junto ao governo municipal a viabilização da doação de um terreno na área Sesc no Retiro; A doação dessa área para UFF tem como visão viabilizar um espaço próprio para essa instituição ampliar e oferecer novos cursos em Angra dos Reis 
Hoje a UFF oferece cursos de Pedagogia e Políticas Públicas. Já está certo de vir para Angra também os cursos de Engenharia Ambiental e Geografia, e com a ampliação, temos certeza que novos cursos virão, e assim teremos profissionais em Angra qualificado para poder estar nos principais postos de trabalho na nossa cidade.

Muito proveitoso esse momento e desde já o nosso mandato parabeniza a escola Aceac por trazer o exercício da cidadania aos seus alunos e agradecemos a oportunidade por abrir um espaço para dialogarmos com os jovens sobre as nossas principais políticas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário