terça-feira, 4 de outubro de 2016

Obrigado!

Hoje quero agradecer a cada amigo e amiga que esteve comigo ao longo deste tempo.

A mensagem que deixo é que apesar de não termos alcançado a vitória nas urnas, guardamos a fé.



Obrigado a todos e todas!

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Saiba como ajudar a campanha do Godinho

A lei mudou!
Nas eleições deste ano, os candidatos NÃO podem mais receber dinheiro de empresas para as campanhas. Isso diminui a chance de haver corrupção. Só que, ao fechar a porta para as empresas, a Lei conferiu mais responsabilidade ao eleitor.


Quem acredita, ajuda.
Campanhas exigem investimento. E para financiá-la, o candidato precisa de doações. De pessoas como você, que acredita no Godinho e nas suas propostas.

Para onde vai esse dinheiro?
Para os custos da campanha, principalmente panfletos, adesivos, transporte/combustível e, se necessário, contratação de serviços. No final da campanha, a prestação de contas será pública e disponível para todos.

Por que eu devo ajudar o Godinho financeiramente?
Escolher o lado certo da política é uma forma de dizer NÃO ao que condenamos no sistema político brasileiro. Ajudar a financiar o Godinho é contribuir para uma boa política. É apoiar alguém que não se vende, que não compra seu voto e que tem no diálogo e na participação, os seus eixos de atuação na vida pública. Por isso, pedimos seu apoio.

Como Funciona?
Estamos prontos a tirar sua dúvida. Se você quiser nos ajudar e participar da campanha como doador, fale conosco no e-mail eufinanciogodinho@gmail.com.br ou nos telefones (24) 99979-0346, 98115-8218, 99986-6417.
Financie. Acredite. Nossa campanha precisa de você!

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Sessão Solene marca o encerramento do Parlamento Juvenil 2016


 Os Jovens Vereadores também realizaram a entrega de medalhas de Mérito do Parlamento Juvenil


Na última sexta-feira (12) foi realizada, na Casa Larangeiras, a Sessão Solene com a entrega de Medalhas de mérito do Parlamento Juvenil 2016. 

A solenidade marcou o encerramento do Projeto que durou duas semanas e inspirou os jovens a prática da cidadania através da prática legislativa.


Nessas semanas, além de aprender um pouco sobre o funcionamento da Câmara de Vereadores, os Jovens aprenderam a fazer indicações, requerimentos e Projetos de Lei, com o apoio da Comissão do Parlamento e do mandato do Vereador Godinho, autor do Projeto.

Durante a Sessão Solene cada um dos jovens pode escolher pessoas de sua escolha para agraciar com a Medalha de Mérito. Entre elas estavam professores, pais e amigos, que de alguma forma contribuíram para construir a história de vida dos Vereadores Juvenis.

A solenidade contou também, com uma palestra da Presidente do Conselho Municipal da Juventude, Gisele Costa que falou sobre a importância da participação do jovem na sociedade. 


A Presidente do Mandato Juvenil, Samara Dionísia falou sobre a experiência de participar do projeto:
- Vou levar essa experiência por toda a minha vida. A oportunidade de conhecer como o Poder Legislativo funciona foi única. – disse Samara.

O Vereador Eduardo Godinho, autor do Projeto do Parlamento Juvenil Municipal comentou sobre a experiência desta segunda edição:
- Esse projeto é a oportunidade que o jovem de nossa cidade tem de  participar de todo o processo do legislativo angrense e construir seu protagonismo na Política.

domingo, 14 de agosto de 2016

Parlamentares Juvenis se encontram com a Prefeita Conceição Rabha

Na última segunda-feira, dia 08, os parlamentares juvenis tiveram uma audiência com a chefe do executivo municipal, prefeita Conceição Rabha, no Salão Nobre da Prefeitura. Esta audiência foi acompanhada pelo vereador Eduardo Godinho, presidente da comissão do projeto Parlamento Juvenil.


Logo ao chegar ao prédio da prefeitura, os parlamentares juvenis já se questionavam como o centro da administração municipal oferece tão pouca acessibilidade para os deficientes físicos. Já em audiência, os parlamentares juvenis puderam debater sobre diversas temáticas como a proposta do governo do estado de implantar uma PPP (Parceria Público Privada) na Ilha Grande, a passagem da tocha olímpica em Angra, eleição municipais, pagamento dos servidores municipais entre outros. Nesta ocasião a prefeita Conceição Rabha apresentou para os parlamentares juvenis os números das finanças municipais e as dificuldades que a mesma esta encontrando para equilibrar estas finanças, uma vez que a previsão de orçamento para este ano era de ultrapassar 1 bilhão e não deve chegar a 800 milhões.

Com mais de duas horas de debates, os parlamentares juvenis se sentiram satisfeitos em poder ter acesso a informações e poder colocar o que pensam para a chefe do executivo. Quanto ao orçamento, tema que foi bastante discutido, o vereador Godinho se comprometeu em apresentar e debater sobre a construção do orçamento do próximo ano com os parlamentares juvenis.




terça-feira, 5 de julho de 2016

Câmara realiza segunda Audiência Pública sobre a PPP da Ilha Grande


Nesta terça-feira (5), nosso mandato participou, no Plenário da Câmara de Vereadores, da segunda Audiência Pública para discutir a Parceria Público Privada (PPP) do Parque da Ilha Grande.

Hoje, o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio, André Corrêa atendeu o convite desta casa e compareceu à audiência para fazer uma explicação sobre a PPP.

Vereador Godinho fala contra a PPP da Ilha Grande
A reunião contou com a presença de moradores de diversas partes da Ilha que manifestaram sua insatisfação pelo projeto apresentado pelo Governo do Estado.

Nosso mandato se manifestou desde a primeira Audiência contra a Parceria Público Privada da Ilha Grande, por perceber que este projeto criado pelo Governo do Estado do Rio é um golpe contra os moradores da Ilha e a cidade de Angra dos Reis.

Nosso posicionamento é a favor da população e em defesa dos direitos da cidade de Angra.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Vereador Eduardo Godinho Promove ação na de preservação do meio ambiente na Praia da Bica


A iniciativa foi realizada em função da "Semana do Meio Ambiente" 

Ação de limpeza e conservação da Praia da Bica, na Estrada do Contorno

Na última sexta-feira (10), nosso mandato realizou uma ação na Praia da Bica, na Estrada do Contorno, em função da Semana do Meio Ambiente. A intenção desta iniciativa é estimular ações de proteção as nossas praias e matas.
A iniciativa foi feita em função do "Dia Mundial do Meio Ambiente", que é comemorado em todo o mundo no dia cinco de junho. A data em questão vai além de uma comemoração, pois não temos muito a festejar quando olhamos a realidade do ambiente em que vivemos.

O importante é ter em mente que devemos sempre debater e avançar em algumas ações em prol das praias de nosso município. 
Queremos fortalecer a consciência do prejuízo do lançamento do óleo de cozinha lançado na rede de esgoto, lembrando assim, do nosso projeto de lei sobre o destino do óleo utilizado nas escolas e estabelecimentos comerciais da cidade.
Precisamos cuidar das nossas praias para deixarmos uma herança de preservação e não de deterioração. Mas, este é um compromisso que deve ser assumido por todos!

Cuidar do meio ambiente em que vivemos é fundamental para garantir um futuro melhor para todos!

Parlamentares Juvenis participam de primeira reunião do projeto na Câmara de Angra dos Reis




segunda-feira, 13 de junho de 2016

 Novos Parlamentares Juvenis têm primeiro encontro na Câmara Municipal de Angra dos Reis


Segunda edição do projeto acontece em agosto com 14 jovens da cidade


Vereador Eduardo Godinho junto aos Parlamentares Juvenis eleitos,  seus assessores e a Comissão do Parlamento

Os quatorze jovens estudantes de Angra dos Reis eleitos para a segunda edição do projeto Parlamento Juvenil da Câmara Municipal tiveram seu primeiro contato oficial com a Casa Legislativa nesta quarta-feira, 8, quando participaram, no plenário da Casa, da primeira reunião interna de esclarecimento sobre a iniciativa, criada por sugestão do vereador Eduardo Godinho.

Os jovens foram eleitos pelos próprios estudantes da rede pública e também particular em 14 escolas da cidade, inclusive na Ilha Grande. Cada um dele pode escolher um colega para ser uma espécie de assessor parlamentar. Os assessores indicados também participaram da reunião de organização, conduzida pelo próprio vereador Eduardo Godinho. Segundo Eduardo Godinho, a intenção do Parlamento Juvenil é aproximar os jovens da política e a reunião preparatória já promove uma interação entre eles. Os parlamentares juvenis terão as mesmas atribuições dos vereadores e poderão até criar projetos de lei que tragam melhorias para a cidade, a serem submetidos posteriormente aos vereadores da Casa.

— Este ano o Parlamento Juvenil recebeu um reforço importante que foi a parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para formação dos jovens. Nesta primeira reunião já vimos que os rapazes e moças estão muito animados e interessados. Teremos todos uma excelente experiência — acredita Eduardo.

Este ano, o Parlamento Juvenil terá início em 1º de agosto e vai até o dia 12.  No dia 3 de agosto, os jovens parlamentares terão audiência com a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, no Salão Nobre da sede da Prefeitura.

Entre os jovens eleitos para o Parlamento Juvenil 2016, está a estudante Samara Cardoso, aluna do CIEP 055 
Samara Dionísio eleita
pelo CIEP 055 - Areal
no Areal. Ela diz que sempre se interessou por assuntos ligados à política e por isso, assim que soube do projeto buscou informações sobre as inscrições e participou da eleição.

— Quando vi o cartaz na escola pensei que era a chance de me envolver com a sociedade e me relacionar com ela. Vi neste projeto a oportunidade de desenvolver projetos na área de educação, que é o que mais quero – disse Samara, já ansiosa pelo exercício do 'mandato'.

A jovem pretende focar seus projetos na área de educação por acreditar que este setor pode proporcionar um futuro melhor para toda a sociedade. Ela inclusive adianta que vai sugerir a extensão do horário de educação regular.

— Deveria haver um extensão do horário escolar, com cursos profissionalizantes que teriam baixo custo por utilizar o próprio espaço do colégio. Ao lado da minha escola existe a “Casa Abrigo”, este projeto também serviria aos jovens que moram nesta instituição. Esta seria uma forma de evitar que os jovens de nossa cidade se perdessem no mundo das drogas – adiantou Samara.

Parlamento Juvenil revelou jovem para o projeto em nível estadual


No ano passado, uma das jovens que teve destaque foi Joyce Mendes. Além do Parlamento Juvenil do município, Joyce participou também do Parlamento Juvenil do Estado, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Segundo Joyce, ambas oportunidades foram experiências únicas e sua vida.

— O Parlamento Juvenil foi incrível, uma experiência que vou levar pra toda a minha vida. O projeto mudou totalmente a minha vida, hoje eu tenho consciência dos meus direitos e dos meus deveres, minha forma de pensar mudou totalmente depois do parlamento juvenil – disse Joyce.

Um dos Projetos de Joyce foi o incentivo a criação de cursos técnicos gratuitos para jovens angrenses. O objetivo é estimular o jovem a reduzir o tempo de ócio e ajudá-lo a se especializar em alguma profissão facilitando o ingresso no primeiro emprego. A idéia pode tem a intenção de evitar que o jovem fique vulnerável as drogas e tenha uma perspectiva melhor de futuro.
— Foi incrível conhecer e vivenciar o cotidiano de um deputado estadual por uma semana. No primeiro dia dava o maior medo, mas no decorrer da semana nos tornamos uma família,  a família #PJRio2015. Cada pessoa que eu conheci no Parlamento vou levar pra toda a minha vida. São pessoas maravilhosas e que se tornaram tudo pra mim. Conhecer eles e o que acontece nos municípios de cada um deles foi o maior presente que eu ganhei ao participar do Parlamento Juvenil — disse Joyce.

Em 2016, o Parlamento Juvenil terá mais diversidade. Entre os jovens eleitos está um aluno da Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES).  Marco Antônio Mariano foi eleito pelos colegas para ser o representante dos alunos especiais. Mesmo sendo no Parlamento Juvenil, Marco será o primeiro parlamentar com deficiência auditiva da história do legislativo angrense.


Jovens eleitos para o Parlamento Juvenil/2016 em Angra dos Reis:



- Gabriela Amorim da Silva (C.E. Roberto Montenegro / Praia Brava)

- Leonardo Vidal de Oliveira (E.M. Mauro Sérgio da Cunha / Campo Belo)

- Ângela de Jesus Batista de Souza (E.M. Alexina Lowndes / Bonfim)

- Gesiel Gaeschlin Campos (E.M. Tereza Pinheiro de Almeida / Japuíba)

- Israel Sena de Araújo (E.M. Prof. Tânia Rita Teixeira / Parque Belém)

- Samara Dionisia Soares Cardoso (CIEP 055 João Gregório Galindo / Areal)

- Natã Pires de Jesus (E.M. Áurea Pires / Bracuí)

- Wenimar Maia Silva (CIEP 495 Guignard / Parque Mambucaba)

- Ana Clara Conrado Freixinho da Silveira (C.E. Conde Pereira Carneiro / São Bento)

- Marco Antônio Mariano (E.M. Educação de Surdos / Parque das Palmeiras)

- Luize Egger Mac Cormick (E.M. Brigadeiro Nóbrega / Ilha Grande)

- Jeniffer Araújo Parada da Silva (Colégio Sodré Miranda / Parque das Palmeiras)

- Felipe Braga Feitoza (CESB Cooperativa de Ensino São Bento / Centro)
 

- Bernardo Felisdorio Espíndola (ACEC Cooperativa de Ensino César Almeida / Parque das Palmeiras)


IML permanecerá em Angra

IML permanecerá em Angra

 
Vereador Godinho visitando a unidade do IML de Angra
No início do mês de maio, estivemos no IML de Angra buscando informações sobre a questão do fechamento da unidade na cidade.
No fim do mês passado, tivemos a confirmação de mais uma vitória alcançada por nosso mandato, quando a Prefeita, Conceição Rabha anunciou que a unidade continuará aberta na cidade.
A notícia divulgada depois de uma reunião que a Prefeita e seu Vice Leandro Silva participaram, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Rio de Janeiro, com o secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame.
Na ocasião, Beltrame garantiu a permanência do IML em Angra dos Reis.
Instalações do IML de Angra dos Reis, no Bracuhy
Esta notícia é de grande importância não só para nossa cidade, como para as cidades vizinhas que também necessitam do serviço. Caso a unidade fosse fechada o atendimento seria feito em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, a medida dificultaria muito a vida dos moradores da região.
Nosso mandato segue com o compromisso de garantir os direitos dos moradores de Angra dos Reis!

Leia a notícia na íntegra!

Escolas elegem representantes do ‘Parlamento Juvenil’ em Angra



Esta será a segunda edição do projeto, prevista para agosto deste ano


Foto da apuração das urnas do Parlamento Juvenil 2016
Quatorze estudantes de escolas públicas e particulares do município de Angra dos Reis foram eleitos na última segunda-feira, 23, para participarem da segunda edição do projeto Parlamento Juvenil, uma iniciativa da Câmara Municipal angrense para aproximar os jovens da política. O projeto foi uma sugestão do vereador Eduardo Godinho (PT) e este ano será realizado no mês de agosto. A eleição dos parlamentares juvenis foi realizada em 14 escolas e durou todo o dia em algumas delas. Para o vereador Godinho a iniciativa é importante para divulgar as atividades parlamentares e o funcionamento do Legislativo.

É importante que a juventude tenha mais informação sobre a Câmara, que participe mais do processo político e construam sua própria opinião política e social, amadurecendo durante essa experiência — explica Godinho.

Samara Dionísio, Parlamentar Juvenil eleita pelo CIEP 055 Areal
A escolha das escolas participantes levou em consideração a representação geográfica municipal, com eleitos de todas as localidades, inclusive da Ilha Grande. Também haverá um eleito pela escola municipal de deficientes auditivos. A apuração começou com as urnas dos colégios particulares e em seguida os da rede municipal e estadual. As últimas urnas a chegar foram as das escolas municipais Tânia Rita (Belém) e Áurea Pires (Bracuí), que tiveram votação no período noturno.

O Parlamento Juvenil de Angra dos Reis funcionará na sede do Poder Legislativo, onde os jovens irão desenvolver atividades parlamentares com assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar. As sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara e os seus projetos serão encaminhados para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

Jovens eleitos para o Parlamento Juvenil/2016 em Angra dos Reis:



- Gabriela Amorim da Silva (C.E. Roberto Montenegro / Praia Brava)

- Leonardo Vidal de Oliveira (E.M. Mauro Sérgio da Cunha / Campo Belo)

- Ângela de Jesus Batista de Souza (E.M. Alexina Lowndes / Bonfim)

- Gesiel Gaeschlin Campos (E.M. Tereza Pinheiro de Almeida / Japuíba)

- Israel Sena de Araújo (E.M. Prof. Tânia Rita Teixeira / Parque Belém)

- Samara Dionisia Soares Cardoso (CIEP 055 João Gregório Galindo / Areal)

- Natã Pires de Jesus (E.M. Áurea Pires / Bracuí)

- Wenimar Maia Silva (CIEP 495 Guignard / Parque Mambucaba)

- Ana Clara Conrado Freixinho da Silveira (C.E. Conde Pereira Carneiro / São Bento)

- Marco Antônio Mariano (E.M. Educação de Surdos / Parque das Palmeiras)

- Luize Egger Mac Cormick (E.M. Brigadeiro Nóbrega / Ilha Grande)

- Jeniffer Araújo Parada da Silva (Colégio Sodré Miranda / Parque das Palmeiras)

- Felipe Braga Feitoza (CESB Cooperativa de Ensino São Bento / Centro)

- Bernardo Felisdorio Espíndola (ACEC Cooperativa de Ensino César Almeida / Parque das Palmeiras)

Saiba mais sobre o Parlamento Juvenil


O Projeto de Resolução Nº 008/2013, de autoria do vereador Eduardo Godinho (PT) instituiu o Parlamento Juvenil na Câmara Municipal de Angra dos Reis. Alunos de escolas públicas e privadas do município de Angra dos Reis simularão as atividades parlamentares durante o recesso legislativo do meio do ano.

O Parlamento Juvenil é de caráter instrutivo com o objetivo principal de possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia participativa. A intenção é oferecer, mediante participação em jornada simulada as atividades parlamentares, esclarecimentos sobre a importância do trabalho, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.


Podem candidatar-se para exercer o mandato de Parlamentar Juvenil, os estudantes com idades entre 14 e 17 anos até 31 de Julho, regularmente matriculados nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de todas as séries do ensino médio das escolas públicas municipais e estaduais, bem como das escolas particulares.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Acontece o 1° Forum de Estudantes Secundaristas de Angra dos Reis

Na noite desta sexta, 15, os estudantes da rede estadual estiveram presente no primeiro fórum de estudantes secundaristas de Angra dos Reis que foi realizado no Plenário Benedito Adelino sede do Legislativo angrense. A atividade aconteceu de 18h às 21h. 


O fórum levantou diversas reivindicação dos estudantes que ao longo de alguns anos vem sofrendo com uma educação e estrutura precária e desvalorização dos professores, além das terceirizações dos funcionários.

A iniciativa deste espaço foi por parte do Conselho Municipal de Juventude (CONJUVEAR) por conta do movimento dos estudantes do estado por melhores condições na rede de ensino estadual. 

Esteve palestrando o Jovem Marcos Paulo da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), e 'Cigano" ex militante do movimento estudantil do CEAV.  

As setoriais juvenis foram representadas por:
Hugo Vilela - Raças e Etnias
Michel dos Santos - Religioso
Maxwel Lino E Davi Araújo - LGBT
Julia Nicolau - Estudantes Secundaristas 
Willian Couto e Reinaldo Lima - Governo
 Gissele Costa e Stephany Fouer - Partidário 
Alex de Almeida e Junior Alves - Universitários

Também se fizeram presentes o vereador Eduardo Godinho, Bruna Rodrigues do Centro Acadêmico de Políticas Públicas do IEAR-UFF e, representando a Coordenadoria Municipal de Juventude, o coordenador Andrei Lara e Jamille Sousa.
 
Contribuição: Willian Tamborindeguy
 

terça-feira, 1 de março de 2016

É preciso relulamentarmos o Título de Utilidade Pública

Amigos e amigas, diante de toda esse debate causado pela concessão do título de utilidade pública para o Iate Clube de Santos, a qual sou contra, decidimos aqui no Gabinete irmos além da discussão e quem sabe enfrentar esta situação com a responsabilidade que ela exige.

A legislação sobre utilidade pública em Angra tem mais de 20 anos. A lei mais recente já vai chegar aos 10 anos. A cidade mudou, a arrecadação mudou e a Câmara continua dando esses títulos do mesmo jeito que antes. Estamos propondo mudanças importantes.
Apresentei um projeto de lei e vou batalhar apoio da maioria dos vereadores. Não se trata de acabar com os títulos mas de torná-los realmente importantes para quem dá e para quem recebe. Veja a integra do nosso projeto. Abaixo o que sugerimos que deva ser obrigatório para se conceder futuras utilidades públicas. Conto com cada um de vocês para que juntos possamos aprovar esta lei, pois juntos somos mais.
Vereador Eduardo Godinho 
 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

UNICAMP vem a Angra conhecer o Projeto PROVE

No dia 04 deste mês, recebemos a visita dos estudantes Paulo Rufino e Emmanuel Moraes que estavam representando o Laboratório de Ecologia da Paisagem e Conservação da UNICAMP (LEPaC) junto ao professor Domingos Oliveira, que vieram no intuito de conhecer mais sobre nosso Projeto de Lei 3.141 de 18 de outubro 2013, o Programa de Reutilização do Óleo Vegetal (PROVE), que tem como finalidade reaproveitar o óleo de cozinha utilizado nas escolas e no comércio local, que outrora era despejado na rede de esgoto poluindo nossos mananciais e as nossas praias, agora esse rejeito pode ser utilizado como matéria prima na fabricação de outros produtos, como o sabão por exemplo, estimulando a economia, gerando renda de maneira sustentável e de forma ambientalmente correto.



O professor Domingos se mostrou admirado por Angra ter virado referência da coleta de óleo, a partir do projeto, mesmo começando após Paraty. Atribui isto ao fato do Vereador Godinho ter incorporado o projeto junto às escolas. “Eu fiquei muito surpreso com o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação, o pessoal da Coordenação Ambiental e das crianças!”, exclamou o professor e acrescentou: “Que bacana irmos para um evento e ter crianças, pois em Paraty foi o contrário, só tinha idosos e eu falei ‘cadê nossas crianças que não estão aqui para compartilhar deste projeto bacana?’”
 

O estudante Paulo que, junto a outros estudantes do LEPaC, estavam elaborando e planejando a implementação deste projeto, procuraram entender a relação do desenvolvimento do projeto nas cidades de Angra e Pataty, pois, diferente de Paraty, em Angra dos Reis o projeto conseguiu ter uma forma funcional  através da lei do vereador Godinho. “Então estamos vendo qual a relação de diferença entre uma lei que começou na cidade de Paraty e não teve sucesso contínuo e na cidade de Angra que acabou funcionando e continua a ser implementada e continua um sucesso”, disse Paulo.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

36 anos do PT e importância histórica do partido para o Brasil!

Hoje o Partido dos Trabalhadores faz 36 anos de história e o nosso mandato gostaria de saudar aos petistas filiados (as), militantes e militantes que ajudaram construir a história do PT. Somos um partido que nasceu das massas, representando os trabalhadores, os movimentos sociais e os que lutam por justiça social.



Em Junho de 2001, o Brasil tinha mais de 
50 milhões de indigentes.
Nos últimos 14 anos em que o PT está no governo do nosso país, construímos bases sólidas e democráticas que levam em conta a inclusão social e colocou o Brasil em um outro patamar. Se nos anos 90 o país tinha mais de 50 milhões de indigentes, nos governos do PT, o Brasil segundo a ONU saiu do mapa da fome, tirou 22 milhões de pessoas da miséria e colocou cerca de 40 milhões de pessoas aos padrões de consumo da classe média.




Em setembro de 2014, o Brasil foi reconhecido pela ONU por ter saído do mapa da fome.

Em 2002 o Brasil era 2º em desemprego no mundo

Se nos anos 90 o Brasil tinha a segunda maior taxa de desemprego do planeta, hoje apesar de estarmos passando pela segunda maior crise do capitalismo, e essa crise ter chegado no nosso país, ainda temos uma das menores taxas de desemprego entre as maiores economias do mundo.

Se até os anos 90 as práticas do governo da época viam os pobres como um entrave ao crescimento do país, nos governos do PT, os mais pobres foram tratados como a solução para o desenvolvimento, com políticas de distribuição de renda que foram implementadas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e a valorização do salário mínimo, fazendo com que milhões que outrora eram tratados como iniempregáveis, sem acesso a bens e serviço, pudessem se tornar milhões de consumidores, com propensão marginal maior a consumir, e suprir as suas demandas e os seus sonhos reprimidos, pleno exercendo assim a cidadania.


O Brasil dos anos 90 havia apenas 2 mil empregos na indústria naval. Com as políticas desenvolvimentistas de conteúdo local do PT nos governos Lula e Dilma, hoje o Brasil, mesmo com toda essa crise, emprega ao menos 50 mil trabalhadores nessa poderosa indústria que nos anos 90 foi sucateada por decisão política do governo daquela época.




Em 2015 com as políticas de distribuição de renda o salário mínimo ganha o maior poder de compra dos últimos 50 anos.


O Brasil teve a sua primeira faculdade em 1925. De 1925 até 2002, num período que compreende por 77 anos, ao último ano dessa amostragem o país tinha cerca de 3 milhões de universitários. Entre 2003 a 2016, período em que o país vem sendo governo pelo PT, nesse espaço amostral de 13 anos, já há no país cerca de 8,5 milhões de universitários. Mais do que dobramos o acesso ao ensino superior em 13 anos a tudo que foi feito em 77 anos. Ressaltamos que nos anos 90 as universidades públicas estavam sucateadas, nos governos do PT, Lula e Dilma criaram 15 novas universidades públicas federais. O Brasil passou 100 anos para construir 140 escolas técnicas, em 13 anos dos governos do PT, Lula e Dilma construíram 450 escolas técnicas.

O nosso mandato compreende que muitos equívocos foram cometidos por alguns agentes políticos, inclusive de petistas na administração pública. Porém compreendemos que a corrupção está instalada no Estado brasileiro o que infelizmente envolve todos os partidos, por isso deixamos registrado que repudiamos veementemente a tentativa de criminalizar o PT como o grande responsável pela corrupção do país.

Registramos também o nosso repúdio aos ataques ao ex-presidente Lula, o melhor presidente de todos os tempos que esse país já teve por parte de setores conservadores da mídia e do judiciário, na tentativa de macular a imagem de quem por suas políticas, é considerado até hoje como o principal líder do mundo no combate a fome.




terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

O movimento político de Angra dos Reis e o protagonismo da juventude em 2016!

Vr Eduardo Godinho falando sobre a importância do protagonismo juvenil no encerramento do Parlamento Juvenil em 2015
Jornadas de Junho de 2013 protagonizada pela juventude
O ano de 2016 não nos deixa nenhuma dúvida que será excepcional para Angra dos Reis e todas as cidades do Brasil porque mais uma vez o povo será consultado pelos rumos políticos através de eleições diretas que serão realizadas em outubro. Em outubro vamos complementar o exercício da democracia escolhendo representantes que melhor canalizem os anseios da sociedade.

O nosso mandato compreende que dos últimos anos até os dias atuais, passando pelas jornadas de Junho em 2013 aonde houve uma forte mobilização da juventude, as eleições acirradas de 2014 e a crise política instalada no Brasil em 2015, fará das eleições de 2016 um ano diferente no processo político conhecido até aqui. Até mesmo porque, se houve um efeito positivo resultante desses movimentos que produziram crises política, uma coisa benéfica foi o fim do financiamento empresarial das campanhas, que era uma das principais janelas de toda a corrupção que envolve uma parcela dos agentes políticos de quase todos os partidos.

Assim sendo, conclamamos toda a juventude participar do processo político de 2016, em especial ao que tem 16 anos que é facultativo o poder de voto, a exercer sua seu direito de cidadão e contribuir e fazer parte desse processo de transformação em curso na nossa sociedade.

Parlamentares Juvenis do Parlamento Juvenil 2015
Em Angra dos Reis além do processo de eleições gerais, iremos também ter o Parlamento Juvenil 2016, aonde iremos mobilizar os jovens estudantes das escolas do município inteiro para participar do processo que elegerá jovens por um mandato de um ano num espaço aonde garotada será a protagonista política de suas demandas.


Excepcionalmente para Angra dos Reis, o ano de 2016 será um ano de muita efervescência na política, tanto no processo de eleições gerais quanto no processo eleitoral do Parlamento Juvenil. O nosso mandato estará envolvido nos dois processos com toda a nossa energia por entendermos que esses instrumentos de escolhas empodera a sociedade de poder decisório de suas vidas em sociedade, em especial a juventude que tem uma vida inteira para conquistar pela frente.

Compreendemos que o processo de escolha do povo os empodera de cidadania pelo exercício do sufrágio universal, deixando assim a sociedade unida em pró da democracia, mesmo que essa união não signifique unicidade das ideias. Esse é o real sentido que o nosso mandato compreende da política, que são esses movimentos mobilizadores aonde as forças contrárias, independente dos interesses ou de anseios, buscam avançar nas ideias que acreditam. E em se tratando da importância da juventude na política, pela potência do seu entusiasmo e dos seus sonhos mais, acreditamos que isso pode ser canalizado como força produtiva para a luta em busca de uma sociedade melhor, mais justa, fraterna e igualitária.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Escola da Sapinhatuba III é inaugurada

Vereador Eduardo Godinho, com a prefeita Conceição Rabha, autoridades do município e as crianças da comunidade da Sapinhatuba III
















  Na última quarta-feira, dia do aniversário da cidade de Angra dos Reis, nosso mandato alcançou uma grande vitória, com a entrega da Escola Municipal Zita de Oliveira Soares, no bairro da Sapinhatuba III. É com alegria que vemos a realização desta luta antiga de nosso mandato, que é de fundamental importância para as crianças da comunidade. Hoje, pais e alunos não vão precisar mais se deslocar para outros bairros para estudar, agora eles contam com uma estrutura nova, que vai proporcionar mais conforto e melhorar a qualidade de vida das crianças do bairro.

Vereador Eduardo Godinho e autoridades na inauguração da escola
Nova unidade de ensino terá capacidade para atender acerca de 150 alunos do pré ao 5º ano

  A nova unidade, que era um sonho de mais de 20 anos da população, tem por objetivo suprir a carência de vagas na região para alunos do 1º segmento do ensino fundamental. O prédio da nova escola possui aproximadamente 575 m² de área construída, distribuídos em dois pavimentos, com quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, elevador, sanitários adaptados para pessoas com deficiência, refeitório/cozinha, despensa, área de serviço, depósitos para material de limpeza e didáticos, pátio coberto e descoberto, recepção/secretaria e salas de direção e de professores.

Antes da construção do prédio, foi feito o preparo do terreno, com corte, aterro e drenagem, além de instalação e construção de um muro de contenção. A escola terá capacidade para atender a cerca de 150 alunos, do pré ao 5º ano de escolaridade.

Homenagem ao Jornalista Klauber Valente na Sessão Alusiva ao aniversário da cidade de Angra dos Reis

Vereador Eduardo Godinho com o jornalista Klauber Valente

  Na última terça-feira (5) foi realizada na Casa Laranjeiras, a Sessão Solene Alusiva ao Aniversário da Cidade de Angra dos Reis. Na ocasião nosso mandato homenageou o jornalista Klauber Valente de Carvalho pelo trabalho que dedica a nossa cidade por todos estes anos em que reside aqui.


Klauber Valente com os pais, a esposa e o sobrinho
  Klauber Valente nasceu em Volta Redonda, mas reside em Angra dos Reis desde menino. Estudou no Colégio Estadual Doutor Artur Vargas, o CEAV, onde sempre se destacou pelas suas notas. Na década de 90, se envolveu com a Pastoral da Juventude, em que atuou fazendo as entrevistas e a edição dos informativos da Paróquia Cristo Libertador, e foi assim que ele sentiu o despertar de sua aptidão pela Comunicação Social, foi assim que decidiu cursar a graduação,  com habilitação em jornalismo.  Klauber Valente foi Editor-Chefe de jornais do município,  Apresentador de TV e Assessor de Imprensa de sindicatos, autoridades e empresas. 


Klauber também fundou seu próprio jornal. Atuou como Subsecretário de Comunicação na Prefeitura de Angra dos Reis, e hoje é Presidente da Fundação de Turismo de Angra, a Turisangra, onde tem desenvolvido um excelente trabalho, que é pautado no envolvimento dos empresários da área turística, no planejamento e na execução dos projetos necessários ao desenvolvimento do setor. Profissional dedicado, que soube aliar o conhecimento sobre a cidade adquirido como jornalista à prática de gestão nos cargos de chefia que exerceu e na administração de seu periódico jornalístico. Por isso, nosso mandato faz o reconhecimento, através do legislativo angrense, que concede a Klauber Valente o Título de Cidadão Angrense Honorário.