Hoje o Partido dos Trabalhadores faz 36 anos de história e o nosso mandato gostaria de saudar aos petistas filiados (as), militantes e militantes que ajudaram construir a história do PT. Somos um partido que nasceu das massas, representando os trabalhadores, os movimentos sociais e os que lutam por justiça social.
Em Junho de 2001, o Brasil tinha mais de
50 milhões de indigentes.
Nos últimos 14 anos em que o PT está no governo do nosso país, construímos bases sólidas e democráticas que levam em conta a inclusão social e colocou o Brasil em um outro patamar. Se nos anos 90 o país tinha mais de 50 milhões de indigentes, nos governos do PT, o Brasil segundo a ONU saiu do mapa da fome, tirou 22 milhões de pessoas da miséria e colocou cerca de 40 milhões de pessoas aos padrões de consumo da classe média.
Em setembro de 2014, o Brasil foi reconhecido pela ONU por ter saído do mapa da fome.
Em 2002 o Brasil era 2º em desemprego no mundo
Se nos anos 90 o Brasil tinha a segunda maior taxa de desemprego do planeta, hoje apesar de estarmos passando pela segunda maior crise do capitalismo, e essa crise ter chegado no nosso país, ainda temos uma das menores taxas de desemprego entre as maiores economias do mundo.
Se até os anos 90 as práticas do governo da época viam os pobres como um entrave ao crescimento do país, nos governos do PT, os mais pobres foram tratados como a solução para o desenvolvimento, com políticas de distribuição de renda que foram implementadas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e a valorização do salário mínimo, fazendo com que milhões que outrora eram tratados como iniempregáveis, sem acesso a bens e serviço, pudessem se tornar milhões de consumidores, com propensão marginal maior a consumir, e suprir as suas demandas e os seus sonhos reprimidos, pleno exercendo assim a cidadania.
O Brasil dos anos 90 havia apenas 2 mil empregos na indústria naval. Com as políticas desenvolvimentistas de conteúdo local do PT nos governos Lula e Dilma, hoje o Brasil, mesmo com toda essa crise, emprega ao menos 50 mil trabalhadores nessa poderosa indústria que nos anos 90 foi sucateada por decisão política do governo daquela época.
Em 2015 com as políticas de distribuição de renda o salário mínimo ganha o maior poder de compra dos últimos 50 anos.
O Brasil teve a sua primeira faculdade em 1925. De 1925 até 2002, num período que compreende por 77 anos, ao último ano dessa amostragem o país tinha cerca de 3 milhões de universitários. Entre 2003 a 2016, período em que o país vem sendo governo pelo PT, nesse espaço amostral de 13 anos, já há no país cerca de 8,5 milhões de universitários. Mais do que dobramos o acesso ao ensino superior em 13 anos a tudo que foi feito em 77 anos. Ressaltamos que nos anos 90 as universidades públicas estavam sucateadas, nos governos do PT, Lula e Dilma criaram 15 novas universidades públicas federais. O Brasil passou 100 anos para construir 140 escolas técnicas, em 13 anos dos governos do PT, Lula e Dilma construíram 450 escolas técnicas.
O nosso mandato compreende que muitos equívocos foram cometidos por alguns agentes políticos, inclusive de petistas na administração pública. Porém compreendemos que a corrupção está instalada no Estado brasileiro o que infelizmente envolve todos os partidos, por isso deixamos registrado que repudiamos veementemente a tentativa de criminalizar o PT como o grande responsável pela corrupção do país.
Registramos também o nosso repúdio aos ataques ao ex-presidente Lula, o melhor presidente de todos os tempos que esse país já teve por parte de setores conservadores da mídia e do judiciário, na tentativa de macular a imagem de quem por suas políticas, é considerado até hoje como o principal líder do mundo no combate a fome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário