segunda-feira, 13 de junho de 2016

 Novos Parlamentares Juvenis têm primeiro encontro na Câmara Municipal de Angra dos Reis


Segunda edição do projeto acontece em agosto com 14 jovens da cidade


Vereador Eduardo Godinho junto aos Parlamentares Juvenis eleitos,  seus assessores e a Comissão do Parlamento

Os quatorze jovens estudantes de Angra dos Reis eleitos para a segunda edição do projeto Parlamento Juvenil da Câmara Municipal tiveram seu primeiro contato oficial com a Casa Legislativa nesta quarta-feira, 8, quando participaram, no plenário da Casa, da primeira reunião interna de esclarecimento sobre a iniciativa, criada por sugestão do vereador Eduardo Godinho.

Os jovens foram eleitos pelos próprios estudantes da rede pública e também particular em 14 escolas da cidade, inclusive na Ilha Grande. Cada um dele pode escolher um colega para ser uma espécie de assessor parlamentar. Os assessores indicados também participaram da reunião de organização, conduzida pelo próprio vereador Eduardo Godinho. Segundo Eduardo Godinho, a intenção do Parlamento Juvenil é aproximar os jovens da política e a reunião preparatória já promove uma interação entre eles. Os parlamentares juvenis terão as mesmas atribuições dos vereadores e poderão até criar projetos de lei que tragam melhorias para a cidade, a serem submetidos posteriormente aos vereadores da Casa.

— Este ano o Parlamento Juvenil recebeu um reforço importante que foi a parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para formação dos jovens. Nesta primeira reunião já vimos que os rapazes e moças estão muito animados e interessados. Teremos todos uma excelente experiência — acredita Eduardo.

Este ano, o Parlamento Juvenil terá início em 1º de agosto e vai até o dia 12.  No dia 3 de agosto, os jovens parlamentares terão audiência com a prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, no Salão Nobre da sede da Prefeitura.

Entre os jovens eleitos para o Parlamento Juvenil 2016, está a estudante Samara Cardoso, aluna do CIEP 055 
Samara Dionísio eleita
pelo CIEP 055 - Areal
no Areal. Ela diz que sempre se interessou por assuntos ligados à política e por isso, assim que soube do projeto buscou informações sobre as inscrições e participou da eleição.

— Quando vi o cartaz na escola pensei que era a chance de me envolver com a sociedade e me relacionar com ela. Vi neste projeto a oportunidade de desenvolver projetos na área de educação, que é o que mais quero – disse Samara, já ansiosa pelo exercício do 'mandato'.

A jovem pretende focar seus projetos na área de educação por acreditar que este setor pode proporcionar um futuro melhor para toda a sociedade. Ela inclusive adianta que vai sugerir a extensão do horário de educação regular.

— Deveria haver um extensão do horário escolar, com cursos profissionalizantes que teriam baixo custo por utilizar o próprio espaço do colégio. Ao lado da minha escola existe a “Casa Abrigo”, este projeto também serviria aos jovens que moram nesta instituição. Esta seria uma forma de evitar que os jovens de nossa cidade se perdessem no mundo das drogas – adiantou Samara.

Parlamento Juvenil revelou jovem para o projeto em nível estadual


No ano passado, uma das jovens que teve destaque foi Joyce Mendes. Além do Parlamento Juvenil do município, Joyce participou também do Parlamento Juvenil do Estado, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Segundo Joyce, ambas oportunidades foram experiências únicas e sua vida.

— O Parlamento Juvenil foi incrível, uma experiência que vou levar pra toda a minha vida. O projeto mudou totalmente a minha vida, hoje eu tenho consciência dos meus direitos e dos meus deveres, minha forma de pensar mudou totalmente depois do parlamento juvenil – disse Joyce.

Um dos Projetos de Joyce foi o incentivo a criação de cursos técnicos gratuitos para jovens angrenses. O objetivo é estimular o jovem a reduzir o tempo de ócio e ajudá-lo a se especializar em alguma profissão facilitando o ingresso no primeiro emprego. A idéia pode tem a intenção de evitar que o jovem fique vulnerável as drogas e tenha uma perspectiva melhor de futuro.
— Foi incrível conhecer e vivenciar o cotidiano de um deputado estadual por uma semana. No primeiro dia dava o maior medo, mas no decorrer da semana nos tornamos uma família,  a família #PJRio2015. Cada pessoa que eu conheci no Parlamento vou levar pra toda a minha vida. São pessoas maravilhosas e que se tornaram tudo pra mim. Conhecer eles e o que acontece nos municípios de cada um deles foi o maior presente que eu ganhei ao participar do Parlamento Juvenil — disse Joyce.

Em 2016, o Parlamento Juvenil terá mais diversidade. Entre os jovens eleitos está um aluno da Escola Municipal de Educação de Surdos (EMES).  Marco Antônio Mariano foi eleito pelos colegas para ser o representante dos alunos especiais. Mesmo sendo no Parlamento Juvenil, Marco será o primeiro parlamentar com deficiência auditiva da história do legislativo angrense.


Jovens eleitos para o Parlamento Juvenil/2016 em Angra dos Reis:



- Gabriela Amorim da Silva (C.E. Roberto Montenegro / Praia Brava)

- Leonardo Vidal de Oliveira (E.M. Mauro Sérgio da Cunha / Campo Belo)

- Ângela de Jesus Batista de Souza (E.M. Alexina Lowndes / Bonfim)

- Gesiel Gaeschlin Campos (E.M. Tereza Pinheiro de Almeida / Japuíba)

- Israel Sena de Araújo (E.M. Prof. Tânia Rita Teixeira / Parque Belém)

- Samara Dionisia Soares Cardoso (CIEP 055 João Gregório Galindo / Areal)

- Natã Pires de Jesus (E.M. Áurea Pires / Bracuí)

- Wenimar Maia Silva (CIEP 495 Guignard / Parque Mambucaba)

- Ana Clara Conrado Freixinho da Silveira (C.E. Conde Pereira Carneiro / São Bento)

- Marco Antônio Mariano (E.M. Educação de Surdos / Parque das Palmeiras)

- Luize Egger Mac Cormick (E.M. Brigadeiro Nóbrega / Ilha Grande)

- Jeniffer Araújo Parada da Silva (Colégio Sodré Miranda / Parque das Palmeiras)

- Felipe Braga Feitoza (CESB Cooperativa de Ensino São Bento / Centro)
 

- Bernardo Felisdorio Espíndola (ACEC Cooperativa de Ensino César Almeida / Parque das Palmeiras)


Nenhum comentário:

Postar um comentário