sábado, 19 de dezembro de 2015

Nosso Manifesto Contra o Golpe













1. Ódio de Classes 

O Brasil vem passando por um momento complexo, pois estamos passando por uma das maiores crises políticas dos últimos 22 anos. Poderíamos dizer que a crise política é movida pela reação daquelas forças políticas que não aceitaram os resultados das urnas em 2014 que concedeu a vitória da presidenta Dilma e de todo um projeto que ela representa.
Entretanto, acreditamos que essa crise política não é fruto apenas da não aceitação do resultado das urnas, mas sim da reação contrária à ascensão de milhões de brasileiros e brasileiros que antes do PT chegar ao poder, eram tratados como invisíveis, sem empregos, sem direitos e sem cidadanias, e que após o governo Lula, ao iniciar uma agenda progressista ao país, transformaram um exército de mais de 22 milhões de miseráveis em consumidores e cidadãos.
O nosso mandato se posiciona e condena fortemente esse movimento de impeachment contra a presidenta Dilma. Nós compreendemos que isso se trata de um golpe contra a democracia e contra os direitos de milhões de pessoas que saíram da miséria e contraíram padrões de consumo e de renda aos níveis de classe média. O impeachment em si não é golpe, mas a Constituição Federal é muito clara sobre quais motivos a lei permite para destituir um presidente, que é em caso de crime contra o patrimônio público e de responsabilidade por parte de um governante. 


2. Por que o impeachment é golpe?


Até aqui, nada foi achado contra a presidenta Dilma sobre crime contra o patrimônio público com todas essas investigações da Lava Jato. Ao contrário do presidente da Câmara, a presidenta Dilma não ocultou bens e nem escondeu contas no exterior e tem a sua honradez constatada tanto pelos seus apoiadores, como pelos opositores e até mesmo pelos delatores da Lava Jato. 
Quanto ao crime de responsabilidade fiscal as chamadas pedaladas, essa prática do governo Dilma é a mesma exercida por todos os governos anteriores a essa gestão.
O que chamam de pedaladas fiscais foi o postergamento de pagamentos do Tesouro aos bancos públicos que fazem as operações de serviços como pagamentos de Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Brasil Carinhoso, entre outros programas sociais do governo. Sem isso milhões de brasileiros teriam ficado sem seus benefícios por conta da queda brusca de receita devido a piora na atividade econômica do país com agravamento da crise internacional. 
Gostaríamos de salientar também que postergar repasses aos bancos públicos operadores de serviços dos governos também é cometida por gestores das esferas municipais e estaduais, o que não necessariamente tenha sido praticado diretamente pelo presidente, prefeito ou governador, mas sim pelo gestor direto da pasta como órgãos da fazenda de várias esferas da administração pública. Ou seja, muito banal no nosso entendimento fazer um impeachment da presidenta Dilma por ter mantido os serviços essenciais da população em especial os mais pobres. 

 Vale salientar que a OAB em uma série de juristas estão se posicionando contra o impeachment da presidenta Dilma, o próprio presidente Eduardo Cunha chegou a comentar por diversas vezes na imprensa que a presidenta não poderia ter responsabilidade direta no que se refere à prática da pedalada fiscal.  Aliás, o Tribunal de Contas da União TCU, também vem analisando a questão da pedala por essa ótica. 
E por falar nas motivações que levaram Eduardo Cunha a empreender o impeachment, entendemos não haver legitimidade quando um presidente da Câmara deflagrar o processo quando este o faz movido pelo sentimento de vingança ao fato do PT não apoia-lo o seu processo de cassação por ter mentido na CPI da Petrobras ao dizer que não possuía contas na Suíça. 

 


Considerações Finais 


Dilma foi reeleita no segundo turno por  54.501.118 votos 51,64% e o nosso adversário tucano perdeu por, 51.041.155 votos 48,36%. Ao nível de polarização dessa campanha foi tão grande que em Angra dos Reis, por exemplo, Dilma venceu o adversário por apenas 17 votos de diferença. Compreendemos  o resultado apertado do país e que uma parcela considerável da população clama por mudanças.  As mudanças poderão ser feitas na construção de consensos em uma agenda para o Brasil, e não com essa radicalização das posições das forças políticas derrotadas por não aceitarem o resultado do pleito eleitoral rompendo com as regras do jogo democrático.  A unidade do país em quanto projeto nação não significa unicidade das ideias, mas não compactuar com as ideias não dá o direito de nenhuma força política sabotar o processo democrático e um governo em curso.
O nosso mandato faz uma apelo à população que o que está em risco não é apenas a sobrevivência de um governo, mas sim a legalidade da constituição e, sobretudo o voto de mais de 54 milhões de brasileiros e brasileiras.  Gostaríamos de deixar a mensagem para que povo se politize, e tenha como exemplo a frase do ator Alexandre Nero no programa do Faustão, menos opinião e mais conhecimento. Nas opiniões há muito achismos, já na formação de opinião baseado no conhecimento há coesão posições.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Veteranos recebem os novos calouros da UFF

Na manhã de hoje, 02, os alunos veteranos acolheram os novos estudantes dos cursos de Pedagogia e Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF). A acolhida foi feita com um "trote" alegre, caloroso e muito colorido.


No primeiro momento os veteranos e calouros se dirigiram para o Centro de Angra para conheceram um pouco da cidade e nossa história. O "tur" começou pelo Convento mais antigo de Angra, o Convento do Carmo. Nesta oportunidade puderam também visitar o Espaço Eletronuclear e conhecer um pouco mais sobre a produção de energia nas usinas nucleares que estão em nosso município.

O "tur' continuou pela Casa da Cultura, Prefeitura, na exposição da cultura afro na Casa Laranjeiras e terminou na Praça Zumbi dos Palmares, onde os calouros foram pintados com cores vivas e percorreram a cidade pedindo a contribuição da população para sua festa de confraternização.

Segundo a graduanda de Políticas Públicas da Universidade, Bruna Rodrigues, este é um momento muito importante, em especial para os calouros que, assim como ela, vem de outros municípios para estudar em Angra. "Pelo pouco que já conheço Angra tem espaços e histórias fantásticas que precisam ser conhecidas por todos, principalmente por quem está chegando."  E acrescentou dizendo sobre a importância deste momento, "além do mais esse primeiro contato com as pessoas, com a cultura, e história local nos faz de algum modo nos sentirmos em casa", disse a estudante.

A UFF fica localizada no Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR) na Jacuecanga e hoje oferece os cursos de graduação em Pedagogia, Políticas Públicas e Geografia.

domingo, 29 de novembro de 2015

Tempos de desafios e lutas para Angra dos Reis

  
Conjuntura da Crise no Brasil  os seus impactos em Angra. 


É conhecido que a crise política que vem atravessando o Brasil está causando estragos na economia gerando aumento do desemprego. E é real também que Angra dos Reis por ser uma cidade estratégica ao desenvolvimento do país, vem sendo impactada de forma direta e cruel por conta dessa crise gerada pelos fatores alheios da nossa sociedade local.
Com as demissões ocorridas em outubro nas obras de Angra 3 e agora com essas demissões no estaleiro Brasfels, gostaríamos de externar a nossa total preocupação com o futuro do social no nosso município em vários aspectos que vão além desses dois principais setores da nossa economia.

Em Angra dos Reis, além da crise do setor naval e da construção das obras de Angra 3, existe a questão do impasse do TEBIG. O governo estadual ainda não liberou a licença definitiva para a continuidade das atividades de transbordo no terminal da Transpetro em nosso município. Caso não se obtenha a licença definitiva poderemos perder o Terminal para o estado de São Paulo, agravando ainda mais a crise econômica do município.  
Metalúrgicos demitidos do Brasfels 

Se por um lado, as demissões ocorridas no Brasfels e as obras de Angra 3 afetam todo o comércio da nossa cidade, fazendo diminuir a renda das pessoas e as receitas do município. Por outro lado, se houver o fim das operações do TEBIG, o município poderá perder só em receitas mais de 100 milhões de reais anuais. O fato da cotação do barril do petróleo ter caído de 150 dólares em 2014 para 42 dólares em 2015 já causou estragos na arrecadação do município em royalties, imagina se encerram as operações do Terminal da Transpetro em Angra?  Será menos dinheiro que o município terá para a educação,  saúde, para os investimentos em desenvolvimento urbano o que poderia também levar ao  colapso das contas públicas do município.
E contra esse cenário, que seria o agravamento da crise econômica, podendo gerar uma queda de receitas, que levaria a redução com dos gastos públicos essenciais para o funcionamento de serviços públicos, que o nosso mandato está lutando. 


Ações do mandato em busca de soluções


Reunião com  Marcio Capute sobre o TEBIG

Terminal do TEBIG


No último dia 16 de novembro fomos ao Rio junto com a prefeita Conceição Rabha para tratar junto ao Secretário de Atividades Econômicas do Estado, Márcio Capute, a importância fundamental que é para Angra e para o nosso estado a liberação da licença definitiva do funcionamento do TEBIG, para que não agrave mais a crise que estamos passando.
O secretário estadual prometeu intervenção junto ao governador Pezão para que não haja perda do Terminal da Transpetro para São Paulo, levando em conta que essa situação não afetaria apenas Angra dos Reis, mas sim todo o governo do estado do Rio de Janeiro, que perderia arrecadação de ICMS e royalties. É conhecido de todos (as) que o governo do estado também está atravessando uma grave crise nas suas contas públicas.



 Setor Naval


Visita técnica ao estaleiro Brasfels 
Já para o Setor Naval, nós estamos presidindo a Comissão Temporária de Discussão da Indústria Naval em Angra dos Reis pela Câmara Municipal e partindo disso, estivemos no dia 3 de Setembro no CDL (Centro Dirigentes Lojista) participando da audiência que se agrava no município em Niterói devido ao encerramento das atividades do estaleiro Brasa. Preocupado com que a situação da crise indústria Naval pudesse agravar em Angra, estivemos no dia 18 de Setembro fazendo uma visita técnica no estaleiro Brasfels junto com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Manoel Sales, e os deputados federais Fernando Jordão, Luiz Sérgio e o ministro do Ministério de Minas Energia Eduardo Braga, no sentido de sensibilizar as autoridade a importância da manutenção dos empregos no estaleiro. Dia 30 de Setembro estivemos reunidos em Brasília junto com a Comissão com o ministro Eduardo Braga, representantes da Petrobras e da Sete Brasil, para encontrarmos uma solução do impasse da empresa de sondas com o estaleiro.   




No próximo dia 2 e 3 de dezembro estaremos junto com Comissão e as autoridades locais de volta ao Ministério de Minas Energia, para tratarmos da situação do Brasfels, que piorou muito nos últimos dias, frustrando as nossas expectativas, com as ondas de demissões em massa, por conta do impasse das dividas da Sete Brasil com o estaleiro.

Para o dia 04/12, estamos organizando uma Audiência Pública que visa debater a Situação da Indústria Naval no município. Confirmaram presença  representantes da Sete Brasil, o Presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Alerj deputado estadual Waldeck Carneiro, Sindicato dos Metalúrgicos de Angra e o poder público local.
O nosso mandato compreende que é fundamental a participação dos comerciantes, trabalhadores (as) demitidos, trabalhadores (as) empregados (as) nessa Audiência Pública para debater a da crise indústria naval local e os seus impactos para Angra.




Considerações


Que tenhamos sucesso na liberação da licença definitiva para as operações do TEBIG no que tange a continuidade transbordo do petróleo, evitando que o fim dessas atividades leve agrave ainda mais a crise econômica com impactos sociais no nosso município, e que no mais breve possível o estaleiro possa recontratar os que foram demitidos. Nossa ação política enquanto parlamentar será em defesa da prosperidade e do bem estar do nosso município.

O nosso mandato está  junto nessa luta por Angra dos Reis!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Angra está representada no 9° Parlamento Juvenil Estadual

A vereadora juvenil Joyce Mendes é empossada deputada 
juvenil e está representando Angra na ALERJ. 

No dia de ontem, 23, foi instalado o 9° Parlamento Juvenil Estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, contando com a representação de 86 Parlamentares Juvenis de diversos municípios do estado. Nosso mandato se fez presente, juntamente com a equipe técnica da TV Câmara, para acompanhar a diplomação dos novos deputados juvenis e eleição da mesa diretora. Nesta ocasião também tomou posse a representante de nossa cidade, a vereadora juvenil Joyce Mendes, que a partir de então assume o cargo de deputada juvenil.

Instalado em 2003, o Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está em sua nona edição. De 22 a 28 deste mês (veja a programação), os e as parlamentares juvenis eleitos em escolas públicas do Estado, terão suas rotinas alteradas e viverão os dias como deputados e deputadas estaduais. Eles (as) vão defender seus projetos de lei e participarão de reuniões de comissões.
 
Sul Fluminense
 
Joyce Mendes de Angra e Enzo Fernandes de Resende
Os jovens de nossa região garantiram sua participação no parlamento juvenil estadual. Com uma articulação do bloco Sul Fluminense, foi possível eleger o jovem Enzo Fernandes de Resende como 1° Vice-Presidente, garantindo assim a presença do sul do estado na mesa diretora do parlamento juvenil.

Da nossa região, participam estudantes de Angra dos Reis, Mangaratiba, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Itatiaia, Paraty, sendo eles: Angra dos Reis: Joyce Mendes Barroso - CIEP 302 Charles Dickens; Barra Mansa: Larissa Rosário - C.E São Pedro; Mangaratiba: Gabriella Azevedo Delavechia - C.E Caetano de Oliveira; Itatiaia: Thales Lima Silva - CIEP 488 Ezequiel Freire; Paraty: Anne Carolyne da Silva Nascimento - CIEP 999 Dom Pedro de Alcântara Bragança I Imperador do Brasil; Pinheiral: Gabriel de Jesus da Silva - CIEP 291 Dom Martinho Schlude; Piraí: Alessandro Novaes - C.E Affonsina Mazzilo Teixeira Campos; Quatis: Vinícius Teixeira Lopes - C.E Américo Pimenta; Resende: Enzo Pisaneschi Fernandes - C.E Olavo Bilac; Volta Redonda: Bruna Alves Nogueira - CIEP 295 Professora Gloria Roussin Guedes Pinto. (Fonte: Jornal a Voz da Cidade)
 
De vereadora juvenil a deputada juvenil 

Nascida as 18 dias de Novembro de 1998, Joyce Mendes Barroso tem 17 anos e cursa o segundo ano do Ensino Médio no Colégio CIEP Brizolão 302 Charles Dickens. Joyce reside no bairro de Garatucaia e neste ano se candidatou para a primeira edição do Parlamento Juvenil Municipal, ficando na vice-suplência no seu colégio com 44 votos. Com a desistência dos mais votados, Joyce assumiu o cargo de vereadora juvenil tendo uma excelente participação durante todo seu mandato, onde tomou como foco a qualificação profissional da juventude. Assim, a partir desta experiência, se sentiu motivada a ir mais além e representar nossa cidade na ALERJ. Com isto, foi para as urnas com e teve como concorrente o jovem Áquila M. da Silva Vilela, que também concorreu na etapa municipal. O resultado das urnas apontaram Joyce como nova deputada juvenil e logo eleita começou a preparar seu projeto que traz a preocupação com a saúde do homem. 



Vamos acompanhando a saga desta jovem e de todos os nossos vereadores e vereadoras juvenis que certamente serão os futuros governantes e legisladores de nossa cidade. 


 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Vereadora Juvenil representará Angra no Parlamento Estadual

A vereadora juvenil Joyce Mendes representará a juventude angrense no Parlamento Juvenil Estadual que acontecerá de 22 a 28 de Novembro deste ano na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Assessora Parlamentar Ana Paula Valente, Vereadora Juvenil Joyce Mendes e Vereador Godinho

A eleição para o cargo de deputado (a) juvenil estadual aconteceu no dia 15 de Setembro deste ano nos colégios estaduais de vários municípios do estado do RJ, onde cada cidade elegeu seu representante. Em Angra tivemos a participação de dois jovens que participaram do parlamento juvenil municipal, sendo eles o Áquila Vilela do C. E. Honório Lima e a jovem Joyce Mendes do CIEP 302 Chales Dickens, sendo esta a mais votada e eleita deputada juvenil pela cidade de Angra dos Reis.

A nobre deputada juvenil esta finalizando seu projeto que defenderá junto aos demais deputados e deputadas juvenis no período de 22 a 28 de novembro, quando assume o posto e começa os debates na ALERJ e comentou que deseja estar na mesa diretora da casa legislativa.

Vamos continuar a acompanhar e incentivar essa construção de políticas públicas da e para a juventude, onde a mesma se coloca como protagonista na transformação de nossa sociedade. 

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Vereador Eduardo Godinho visita obras do Convento de São Bernardino de Sena

Hoje de manhã participamos de uma visita guiada pela Fundação de Cultura de Angra dos Reis, a Cultuar para acompanhar as obras de restauração do Convento de São Bernardino de Sena. A reforma vai abranger a recuperação, consolidação,  recomposição do madeiramento estrutural e a trama dos telhados da varanda lateral, a recuperação dos barrotes e tábuas de pisos do corredor superior. Também fazem parte da reforma, a retirada e recolocação com reposicionamento e amarração das telhas da cobertura da nave, proteção contra umidade e insetos xilófagos (cupins e brocas), a colocação de subcobertura em fibras contínuas de polietileano e  pintura em caiação. Após finalizado todo o processo de restauração o Convento, que já foi palco de grandes eventos culturais, estará pronto para ser entregue novamente ao público angrense.
 
Vereador Eduardo Godinho visitando as obras do Convento




Vereador Eduardo Godinho com o Presidente da CULTUAR, Délcio Bernardo
  Nossa cidade é um atrativo natural pelas praias e belezas naturais. Precisamos mostrar ao mundo que também temos um Patrimônio Histórico riquíssimo e de alto potencial turístico. Nosso mandato acredita que essa medida de proteção que a Cultuar vem tomando somará para a valorização da nossa cidade como fonte de emprego e renda, com guias turísticos, mais passeios e visitações. 

Vereador Eduardo Godinho participa de reunião no INCRA em busca da legalização do Quilombo do Bracuhy

Nesta última quinta-feira, participamos de uma reunião, na Sede do Instituto de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA, no Rio de Janeiro para tratar da oficialização do Quilombo do Bracuhy. O primeiro passo é o reconhecimento do Quilombo pela Fundação Palmares, que é importante pela questão ideológica, já foi concluído. Em seguida o processo passa para o INCRA para que sejam feitas as etapas de regularização fundiária, com as três etapas que são: os estudos antropológicos e da região a ser mapeada, a publicidade e a última fase que é a titulação do Quilombo.

Vereador Eduardo Godinho em reunião com representantes do Quilombo e do Incra

Vereador Godinho analisando o projeto com representante do INCRA
Hoje a primeira etapa dos estudos antropológico e territorial já está quase concluída. O processo deve durar em média de dois anos e meio, a três anos, podendo se estender por mais um período. 

Nosso mandato segue em busca desse reconhecimento tão sonhado por todas as famílias que residem no Quilombo do Bracuhy.

Vereador Godinho participa de reunião no Ministério de Minas e Energia

Na última quarta-feira, o Presidente da Comissão Temporária de Discussão sobre a Crise do Setor Naval, Vereador Eduardo Godinho, e o Presidente da Câmara de Vereadores Angra dos Reis, Vereador Marco Aurélio Vargas, representam o município em uma reunião no Ministério de Minas e Energia, junto ao Ministro Eduardo Braga, para tratar da Crise do Setor Naval. Também estão presentes na reunião entidades sindicais e empresas do Setor Naval. Em debate a busca por uma solução para a crise da Construção Naval em Angra dos Reis, no Estaleiro Brasfels. 

Vereador Eduardo Godinho reunido com deputados e representantes do Setor Naval em Brasília


 O Vereador Eduardo Godinho falou sobre a importância da luta em defesa dos trabalhadores.

 - É importante que a Câmara esteja acompanhando de perto os desdobramentos das soluções implementadas para controlar a crise que atinge o Setor Naval. É preciso seguir na luta pela manutenção dos postos de trabalho da Construção Naval de nossa cidade, em defesa do Trabalhador Metalúrgico.

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

PJ realiza a 21° Gincana Bíblica Regional

A Pastoral da Juventude de Angra dos Reis, realizou neste domingo, 27, na Paróquia de N. S. Aparecida no Balneário, a 21° edição da Gincana Bíblica Regional, gincana esta que começou em 1995 e tem acontecido todos os anos de lá pra cá. O vereador Godinho, que nesta época participava do Grupo Jovem da comunidade da Sapinhatuba 3, participou, junto ao seu grupo, de muitas dessas edições e logo depois ajudou organizar muitas outras. 

Ainda hoje, mesmo não podendo acompanhar mais de perto por conta das atividades legislativas, o vereador Godinho, ou Eduardo como é mais conhecido entre a juventude, ainda mantém o contato com este trabalho missionário da Pastoral da Juventude ajudando sempre que possível e se colocando a disposição quanto membro da comunidade católica para contribuir nesta construção da tão sonhada Civilização do Amor.



A próxima Gincana Bíblica foi anunciada para Setembro de 2016 e irá acontecer no Centro de Angra, Paróquia de N. S. da Conceição.



segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Reunião Brasfels com a Comissão de Fiscalização e Controle

  Na última sexta-feira (18) participamos de uma visita técnica ao Estaleiro Brasfels, junto a autoridades como o Vice-Presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados de Brasília, o Deputado Valtenir Pereira, os Deputados Federais Luíz Sérgio e Fernando Jordão, o Presidente da Câmara, Vereador Marco Aurélio Vargas, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis, Manuel Salles, entre outros. O objetivo da visita foi acompanhar o andamento da Construção Naval no Brasil, e também avaliar a questão da dívida da Set Brasil com o Estaleiro Brasfels. De acordo com o estaleiro, a dívida  que se acumulou desde novembro do ano passado, é de aproximadamente 2 bilhões, e se refere a construções realizadas pelo estaleiro para a empresa Sete Brasil.
 
Vereador Eduardo Godinho com autoridades na visita da comissão ao Estaleiro Brasfels

   Apesar da Set Brasil não ter enviado um representante na reunião ficou acertado com o representante da Comissão de Fiscalização e Controle o compromisso de agendar uma outra reunião com autoridades responsáveis e a Brasfels para que seja avaliada a questão da dívida com a empresa.

Vereador Eduardo Godinho na visita da Comissão ao Estaleiro
  Nosso mandato tem o compromisso de lutar para que sejam evitadas novas demissões no Setor Naval, em Angra dos Reis, de forma que sejam assegurados os empregos dos Trabalhadores Metalúrgicos, protegendo também a economia local. Pra isso, criamos medidas como a aprovação de um requerimento que deu origem a Comissão Temporária da Câmara de Angra, que vai acompanhar os problemas que envolvem a Construção Naval, na cidade e em toda a região da Costa Verde. Outra medida é acompanhar de perto o Fórum Permanente criado pela Câmara de Brasília, para resolver os problemas do Setor.


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Chegada da Imagem Peregrina de Nsra Aparecida

 A Igreja de Nsra da Conceição – Matriz, no centro da cidade recebeu ontem a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida com a realização de uma missa. A imagem chegou à paróquia às 8h da manhã, conduzida por Padre Roberto, Pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Paraty, que entregou a imagem nas mãos de Frei Reinaldo.

  O Vereador Eduardo Godinho esteve presente na cerimônia e falou sobre a importância deste momento para os devotos de Nsra Aparecida.
Vereador Eduardo Godinho prestigiando a chegada da imagem de Nsra Aparecida

- Este é um momento de muita devoção e fé, em que os fiés estão celebrando a passagem de Nossa Senhora aqui na Paróquia da Matriz. Espero que possamos, neste momento irmanados com a fé, também vivenciar esta experiência de se colocar a favor da vida, a favor daqueles que mais precisam. – disse o Vereador Eduardo Godinho.

  Padre Roberto, que é pároco da Igreja de Nsra dos Remédios, em Paraty comentou sobre a alegria de trazer a imagem peregrina para Angra dos Reis.
Vereador Eduardo Godinho e Padre Roberto

- Me sinto muito alegre em poder trazer a imagem peregrina para Angra dando continuidade nesta missão, que Nossa Senhora tem, de conduzir e falar de seu filho a todos. Que Ela possa trazer muitas bênçãos e graças para o povo de Angra dos Reis. – Disse Padre Roberto.

  Durante a missa os devotos agradeceram as graças alcançadas e fizeram seus pedidos de oração. Dona Maria da Conceição falou sobre a devoção a Mãe de Jesus.

 - A visita de Nossa Senhora nos dá graça e alegria. Ela veio nos transmitir o amor, que é o que a humanidade mais precisa. Se nós seguíssemos os seus ensinamentos teríamos um mundo muito melhor. – disse a Professora, Maria da Conceição Costa Fernandes.


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

7º Encontro Estadual Fé e Política

 Angra dos Reis recebeu nos dias 12 e 13 de Setembro o 7º Encontro Estadual de Fé e Política, realizado no Clube Comercial. Estiveram presentes representantes de 20 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo Angra dos Reis através do Grupo de Fé e cidadania. O grupo, que se reúne todas as terças-feiras na Paróquia Nsª da Conceição, foi também o motivador da realização do evento em nossa cidade. De acordo com a Rede de Fé e Política, a relevância da história política de Angra dos Reis foi um dos grandes motivos para que o encontro acontecesse aqui.

Vereador Eduardo Godinho junto aos organizadores do evento

  O evento contou com a assessoria de Frei Gilvander Luís Moreira, de Minas Gerais, e de Ana Paula Araújo Pereira que ajudaram a construir e discutir o tema: “Presença da Igreja no Mundo de Hoje”, sendo este o principal assunto abordado no encontro. Ana Paula também falou sobre a presença da juventude na igreja e na sociedade. Frei Gilvander, que também é representante da Pastoral da Terra em Minas, comentou sobre o encontro.


Frei Gilvander Luís Moreira
- A reflexão foi feita de acordo com o pedido do Papa Francisco, de que a presença das pessoas cristãs deve fazer a diferença na sociedade. Devemos seguir na luta para construir uma sociedade mais justa e solidária. – disse o Frei Giovander.

 Após a discussão do tema principal, os participantes foram divididos em sete grupos para debater sub-temas, tais quais: Como misturar fé e política na prática?, Água e Saneamento Básico, Mulher e Participação Política, Espiritualidade e Cidadania, Controle da Gestão Pública Municipal, Juventude e Mobilização Social: As Várias Formas de Mudar o Brasil e Igreja e Ecologia.

  O Vereador Eduardo Godinho que é membro da Pastoral Fé e Cidadania de Angra dos Reis, destacou a importância do evento acontecer na cidade.


- Como cristãos, somos convidados a atuar na política como fermento e sal na massa, em busca de uma nova sociedade.     

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Vereador Eduardo Godinho participa de reunião com o Secretário de Meio Ambiente do Estado, André Corrêa

Na última terça-feira (9) participamos de uma reunião, com o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio, André Corrêa para resolver a situação do Tebig.

Vereador Eduardo Godinho e autoridades na reunião com o Secretário de Meio Ambiente, André Corrêa
Na ocasião ficou acertado com o secretário a renovação da licença do terminal por mais 60 dias, sendo que ele pretende fazer uma discussão com a Transpetro sobre a multa de 50 milhões, que deve ser aplicada por causa do vazamento que aconteceu na região. Ele também disse que pretende colocar dentro desta contrapartida benefícios para os municípios de Angra dos Reis e Mangaratiba e que espera que este prazo de 60 dias seja suficiente para chegar a um acordo com a empresa. Participaram também da reunião Zaqueu Teixeira (PT), Zeidan (PT) e Albertassi (PMDB), Líder do governo.


Vereador Eduardo Godinho e autoridades na reunião com o Secretário de Meio Ambiente, André Corrêa

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Superando a crise da Indústria Naval no Brasil

No dia 03 Setembro estivemos participando em Niterói, no CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) da Audiência Pública que trata da Operação Lava Jato e da crise da indústria naval no Brasil e os seus impactos para a economia e para os trabalhadores (a) por todo país. 





1. Entendendo a real situação da crise na indústria naval no Brasil 




Ato em defesa da industria naval em Niterói 
A audiência em Defesa da Indústria Naval em Niterói foi realizada por iniciativa da Alerj através da Comissão de Economia, Finanças, Comercio e Indústria que é presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro. Teve como cerne mobilizar sindicatos, empresários, sociedade civil organizada no geral e autoridades políticas de traçar estratégicas conjuntas para superar a crise no setor naval instalada no país este ano.  

A crise do setor naval ocorre por conta da Operação Lava Jato, queda do barril do petróleo levando a Petrobras a diminuir os seus investimentos e o não recebimento dos estaleiros as encomendas de sondas pela Sete Brasil, que também foi alvo da Lava Jato, e devida negativa do BNDES em financiar o projeto no início desse ano, teve que passar por uma reestruturação.


2. Situação da Indústria Naval em Angra dos Reis


 Em Angra dos Reis, assim como Niterói, também passar pela mesma crise, ao fato que a Sete Brasil tem encomendas com o estaleiro Brasfels, que emprega mais de 8 mil trabalhadores, e que está deste outubro do ano passado sem receber pela construção de sondas.

Sonda da Sete Brasil no estaleiro Brasfels 
 O estaleiro Brasfels mesmo sem receber os repasses da Sete Brasil por quase um ano, manteve as obras com financiamento de sua matriz de Cingapura, concluiu a sua primeira sonda, está prestes a concluir a segunda. Essa situação ponto de vista do caixa do estaleiro Brasfels não é sustentável, e põe em milhares de empregos, visto que nenhum estaleiro manterá as obras sem uma perspectiva de pagamentos por parte da Sete Brasil.

Nesse sentido, as autoridades políticas de Angra dos Reis estão mobilizadas para que a crise do setor naval atinja os empregos dos trabalhadores angrenses como já ocorreu com milhares de demissões ocorridas nos estaleiros por todo o país. A Câmara Municipal de Angra dos Reis instaurou a Comissão Temporária em Defesa da Indústria Naval, presidida pelo vereador Eduardo Godinho, esteve articulando com o deputado Waldeck Carneiro para que a Alerj levasse através da Comissão de Economia, Finanças, Comércio e Indústria, essa mesma audiência pública em defesa do setor naval de Niterói para Angra dos Reis. 



3. Uso político para agravar ameaça indústria naval no Brasil 



Sindicalistas contra o projeto do senador José Serra PSDB
A importância dessas mobilizações se faz porque há movimentos que usando do subterfúgio da Lava Jato, estão se voltando contra o desenvolvimento da indústria naval no Brasil, visto o projeto do senador José Serra PSDB, que tem como proposta a revisão do Regime de Partilha para a exploração do Pré-Sal, desobrigando a Petrobras de participar com pelo menos 30% dos leilões de exploração nas bacias de petróleo e o fim da exigência do conteúdo local das encomendas de plataformas e navios, política essa que ressuscitou a indústria naval no Brasil nos últimos 12 anos.





4. Audiência Pública em Defesa da Indústria Naval em Angra e no Brasil 




Dep Waldeck e vr Eduardo Godinho acertam audiência
pública em defesa da indústria naval em Angra
Ficou acertado entre as comissões da Aerj e a Câmara Municipal de Angra dos Reis que a o nosso município terá a sua audiência pública no dia 21 de setembro, aonde estaremos debatendo a situação local da indústria naval. 
A comissão presidida pelo vr. Eduardo Godinho irá convidar para esta audiência representantes do estaleiro Brasfels, Petrobras, Sete Brasil, Sindicatos, todas as autoridades e principalmente trabalhadores (as) e sociedade que são impactados de forma direta e indiretamente pela crise no setor naval.



A proposta do vr. Eduardo Godinho é que essa audiência pública em Angra dos Reis é mobilizar a maior frente de trabalhadores (as) e defensores da indústria naval possível, para participar do ato em defesa indústria naval em Niterói que ocorrerá no dia 02/10 com a possível presença do ex-presidente Lula.

5. Nossas perspectivas para indústria naval 



Nossas perspectivas para a indústria naval são extremamente positiva se os trabalhadores (as) mantiverem unidos e mobilizados em defesa do seus empregos. Ao propormos essa audiência pública em Angra dos Reis, estamos querendo ao mesmo tempo oferecer segurança baseado na realidade, estamos também querendo mobilizar os trabalhadores (as) para sair em defesa daquilo que muitos tem de sagrado na vida, que é o trabalho e através dele a realização dos seus sonhos. Os trabalhadores do Brasfels em Angra já se mostraram capazes de construir as maiores plataformas de petróleo do mundo com qualidade e cumprindo todos os prazos.
O Pré Sal e está no nosso mar, a lei de Conteúdo Local que faz com que quem queira explorar o nosso Pré Sal contrate as suas obras no Brasil está garantida pela presidenta Dilma.
A crise hoje instalada na Petrobras e em toda cadeia produtiva do petróleo  é passageira e poderá trazer oportunidades para que na retomada com mais transparência, lisura e respeito ao dinheiro público.
A Sete Brasil já entrou em consenso com a Petrobras, com esta última retomando os contratos das sondas. Com os contratos das sondas acertadas com a Petrobras, acreditamos que os credores da Sete Brasil não executarão mais os seus empréstimos, haverá segurança para que os investidores façam novos aportes financeiros na empresa, que poderá assim retomar os pagamentos aos estaleiros como o Brasfels. Com a retomada dos pagamentos, mesmo menor, a Sete Brasil poderá novamente manter os projetos das sondas garantindo assim os empregos no estaleiro.
O tempo é a política podem ser aliados ou inimigos, e a força mobilizadora para que saiamos o mais rápido dessa crise só depende da união de todos em defesa dessa importante indústria para Angra dos Reis e para o Brasil! 






quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Você matou meu filho!




 Dia 31 de Agosto  estivemos participando da audiência pública da Comissão dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) aonde foram discutidas as execuções praticadas por policiais na cidade do Rio em cima do relatório Você Matou Meu filho. 

Audiência na Alerj com a Anistia Internacional da entrega do relatório Você Matou Meu Filho
 













1. Relatório da Anistia 

Átila Roque diretor executivo da Anistia Internacinal
  
Essa audiência foi a pedido da ONG Anistia Internacional, que apresentou relatório chamado Você Matou Meu Filho, coordenado por Átila Roque, Diretor Executivo da Anistia Internacional no Brasil, que trata da violência ocorrida na cidade do Rio e nas demais localidades do estado por conta da força repressora da política militar.
O relatório tratou dos homicídios decorrentes da intervenção policial entre 2010 a 2013, 99.5% são homens, 79% são negros e 75% tinham entre 15 a 29 anos e que 16% dos homicídios ocorridos na cidade do Rio se deu por força da intervenção policial. 
  
 Esse relatório mostra que há características específicas sobre perfil, fenótipo e classe social das mortes causadas pelos aparelhos repressivos do Estado. Em sua maioria homens, negros e pobres são as maiores vítimas que segundo o entendimento do relatório tipifica um tipo de estereótipo do mundo do crime no Brasil. O relatório traz uma lista de 20 recomendações, sendo dez para o Governo Estadual, duas ao Ministério Público, Cinco ao Governo Federal e três ao Congresso Nacional.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania é presidida pelo deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que defendeu a criação de uma subcomissão da verdade para investigar crimes cometidos pelo Estado, baseado na experiência já ocorrida pela Comissão Nacional da Verdade para investigar os crimes cometidos por esse mesmo Estado nos tempos da Ditadura.

 

 2. Extermínio de Angra dos Reis

Em Agosto de 2014 o nosso mandato realizou uma Audiência Pública sobre o Extermínio da Juventude em Angra dos Reis. O palestrante foi o professor da UFF (Universidade Federal Fluminense) Rodrigo Torquarto, que trouxe um diagnóstico sobre o perfil local da violência juvenil em Angra dos Reis. Não diferente do Rio, a violência em Angra dos Reis atinge negros e pobres residentes das periferias do nosso município, aonde se mostra também que há uma disparidade enorme a intensidade da força policial em relação à deficiência das políticas públicas que emancipa a juventude. 

 
Audiência do Extermínio da Juventude em Angra dos Reis em 2014
A importância da participação do nosso mandato se faz para trazer para o nosso município a discussão, de como é tratado o combate a violência juvenil aqui baseado nas recomendações de medidas emergenciais defendidas pelo diretor da Anistia Internacional no Brasil (AIB), Atila Roque. Que os homicídios ocorridos decorrente da ação policial sejam encaminhados para a Divisão de Homicídios e que não sejam tratados por uma delegacia local para implicar riscos de não haver investigação devido ao escudo de proteção chamado alto de resistências, que pode encobrir uma violência deliberada por parte da intervenção policial. 
 E que o Ministério Público do Rio investigue os homicídios ocorridos pela ação policial que ainda estão pendentes. Nesse sentido o deputado Marcelo Freixo prometeu marcar uma reunião com o procurador-geral da justiça do Estado, Marfan Viera, a cobrar a força tarefa para investigar essas ações policiais.


Discutindo políticas públicas para o combate violência juvenil no estado do Rio e Angra com dep Freixo e Átila Roque coordenador do relatório Você Matou Meu Filho