domingo, 19 de abril de 2015

Dia do Índio - Suas lutas e seus desafios

Em 19 de Abril de 1943 por força de um decreto de lei número 5.450 do ex- presidente Getúlio Vargas, ficou estabelecido que esta data fosse comemorado o Dia do índio, e essa data foi estabelecida no Brasil. Muita gente poderia se perguntar, por que essa data foi escolhida?


Tribo Indígena Bracuí - Angra dos Reis 

História do Dia do Índio 

Em 1940, foi realizado no México o primeiro Congresso Indigenista Interamericano, aonde vários representantes dos governos da América Latina e líderes indígenas foram convidados para tomar decisões entre o conflito de interesse que há do modo de vida do homem da cidade em relação à cultura do índio. 
Congresso Indigenista Interamericanismo 

Entretanto os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos sobre as reais intenções desse Congresso. Comportamento altamente compreensível, pois os índios no decorrer dos séculos estavam sendo perseguidos, dizimados e agredidos pelos “homens brancos”. Porém, após várias reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar dessas reuniões, por entenderem a importância desse momento histórico para as suas lutas. Esta participação ocorreu em 19 de abril de 1940, o que foi estabelecido que essa data se comemorasses o Dia do Índio em todo continente americano.

Desafios e Lutas do Índio no Brasil

Devemos lembrar que os índios habitavam O Brasil quando os portugueses chegaram aqui em 1500, e partir disso, vimos uma diminuição sistemática das populações indígenas, com a expansão dos interesses do capital do homem branco se expandido pelas suas terras para exploração dos recursos naturais, agronegócio e a expansão das cidades.
É devido a isso que o nosso mandato ver com muita apreensão o movimento da Câmara dos Deputados que estão com uma proposta de um projeto de Lei que altera as normas das demarcações das terras indígenas.


Cacique Raoni, chefe da etnia caiapó

Temos o mesmo entendimento que o cacique Raoni, chefe da etnia caiapó, que esse projeto tira atribuição do Poder Executivo e entrega ao Congresso, que é dominada por parlamentares de base ruralistas, que tem interesses históricos para o domínio máximo da terra para a expansão do agronegócio e dos interesses empresariais que já operam nas regiões do Amazônia e do Centro Oeste do país. 


Entendemos que compete à FUNAI (Fundação Nacional do Índio) , o órgão do Governo Federal, promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas.·.
Não acreditamos com um Congresso tão conservador desde 1964, tão representativo ao grande capital e os ruralistas, sejam legítimos para demarcar terras indígenas, é por isso que o nosso mandato chama a reflexão para refletirmos a real importância do Dia do Índio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário