Hoje faz 25 anos que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) foi criado , e em meio a isso, somados ao grande debate que há na nossa sociedade sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, realizamos hoje, 13/07/2015, a nossa primeira Conversar de Bar, com as participações especiais do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Angra dos Reis Cid Magalhães, diretor da unidade da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Angra dos Reis professor Augusto Cesar, subsecretário de Ação Social e ex-conselheiro tutelar Waltair Nascimento e amigos (as) e assessoria.
Um consenso entre nós da Conversa de Bar de hoje, é que somos contra a redução da maioridade penal, por acharmos que essa medida significa a renúncia do Estado nas Políticas Públicas para a juventude e que há vários interesses por traz que não vem sendo debatido pela sociedade e que vem provocando paixões sobre esse tema.
A proposta é de fazer a Conversa de Bar, é suscitar o debate, em um ambiente descontraído, que coopere para a nossa formação. Abrir entre amigos (as) para outros temas pertinentes a nossa sociedade no nosso dia a dia.
Sobre a redução da maioridade penal, estamos pretendendo manter este debate junto a sociedade. Discutir com outros atores que também se posicionam favoravelmente a essa pauta, para não fazermos um debate apenas entre iguais, e assim podermos trocar experiências que nos levam tomar posições sobre esse tema tão polêmico e urgente nos dias de hoje.
Agradecemos o presidente da Angra Prev José Antônio dos Remédios, dono do bar Bendito Bar, que nos cedeu o espaço para termos a nossa Conversa Bar, e pretendemos realizar mais vezes outros debates sobre a conjuntura da política nacional, estadual e municipal. Da próxima vez contamos com todos e todas que queira discutir e ideias e ponto de vistas de forma descontraída!