domingo, 29 de novembro de 2015

Tempos de desafios e lutas para Angra dos Reis

  
Conjuntura da Crise no Brasil  os seus impactos em Angra. 


É conhecido que a crise política que vem atravessando o Brasil está causando estragos na economia gerando aumento do desemprego. E é real também que Angra dos Reis por ser uma cidade estratégica ao desenvolvimento do país, vem sendo impactada de forma direta e cruel por conta dessa crise gerada pelos fatores alheios da nossa sociedade local.
Com as demissões ocorridas em outubro nas obras de Angra 3 e agora com essas demissões no estaleiro Brasfels, gostaríamos de externar a nossa total preocupação com o futuro do social no nosso município em vários aspectos que vão além desses dois principais setores da nossa economia.

Em Angra dos Reis, além da crise do setor naval e da construção das obras de Angra 3, existe a questão do impasse do TEBIG. O governo estadual ainda não liberou a licença definitiva para a continuidade das atividades de transbordo no terminal da Transpetro em nosso município. Caso não se obtenha a licença definitiva poderemos perder o Terminal para o estado de São Paulo, agravando ainda mais a crise econômica do município.  
Metalúrgicos demitidos do Brasfels 

Se por um lado, as demissões ocorridas no Brasfels e as obras de Angra 3 afetam todo o comércio da nossa cidade, fazendo diminuir a renda das pessoas e as receitas do município. Por outro lado, se houver o fim das operações do TEBIG, o município poderá perder só em receitas mais de 100 milhões de reais anuais. O fato da cotação do barril do petróleo ter caído de 150 dólares em 2014 para 42 dólares em 2015 já causou estragos na arrecadação do município em royalties, imagina se encerram as operações do Terminal da Transpetro em Angra?  Será menos dinheiro que o município terá para a educação,  saúde, para os investimentos em desenvolvimento urbano o que poderia também levar ao  colapso das contas públicas do município.
E contra esse cenário, que seria o agravamento da crise econômica, podendo gerar uma queda de receitas, que levaria a redução com dos gastos públicos essenciais para o funcionamento de serviços públicos, que o nosso mandato está lutando. 


Ações do mandato em busca de soluções


Reunião com  Marcio Capute sobre o TEBIG

Terminal do TEBIG


No último dia 16 de novembro fomos ao Rio junto com a prefeita Conceição Rabha para tratar junto ao Secretário de Atividades Econômicas do Estado, Márcio Capute, a importância fundamental que é para Angra e para o nosso estado a liberação da licença definitiva do funcionamento do TEBIG, para que não agrave mais a crise que estamos passando.
O secretário estadual prometeu intervenção junto ao governador Pezão para que não haja perda do Terminal da Transpetro para São Paulo, levando em conta que essa situação não afetaria apenas Angra dos Reis, mas sim todo o governo do estado do Rio de Janeiro, que perderia arrecadação de ICMS e royalties. É conhecido de todos (as) que o governo do estado também está atravessando uma grave crise nas suas contas públicas.



 Setor Naval


Visita técnica ao estaleiro Brasfels 
Já para o Setor Naval, nós estamos presidindo a Comissão Temporária de Discussão da Indústria Naval em Angra dos Reis pela Câmara Municipal e partindo disso, estivemos no dia 3 de Setembro no CDL (Centro Dirigentes Lojista) participando da audiência que se agrava no município em Niterói devido ao encerramento das atividades do estaleiro Brasa. Preocupado com que a situação da crise indústria Naval pudesse agravar em Angra, estivemos no dia 18 de Setembro fazendo uma visita técnica no estaleiro Brasfels junto com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Manoel Sales, e os deputados federais Fernando Jordão, Luiz Sérgio e o ministro do Ministério de Minas Energia Eduardo Braga, no sentido de sensibilizar as autoridade a importância da manutenção dos empregos no estaleiro. Dia 30 de Setembro estivemos reunidos em Brasília junto com a Comissão com o ministro Eduardo Braga, representantes da Petrobras e da Sete Brasil, para encontrarmos uma solução do impasse da empresa de sondas com o estaleiro.   




No próximo dia 2 e 3 de dezembro estaremos junto com Comissão e as autoridades locais de volta ao Ministério de Minas Energia, para tratarmos da situação do Brasfels, que piorou muito nos últimos dias, frustrando as nossas expectativas, com as ondas de demissões em massa, por conta do impasse das dividas da Sete Brasil com o estaleiro.

Para o dia 04/12, estamos organizando uma Audiência Pública que visa debater a Situação da Indústria Naval no município. Confirmaram presença  representantes da Sete Brasil, o Presidente da Comissão de Indústria e Comércio da Alerj deputado estadual Waldeck Carneiro, Sindicato dos Metalúrgicos de Angra e o poder público local.
O nosso mandato compreende que é fundamental a participação dos comerciantes, trabalhadores (as) demitidos, trabalhadores (as) empregados (as) nessa Audiência Pública para debater a da crise indústria naval local e os seus impactos para Angra.




Considerações


Que tenhamos sucesso na liberação da licença definitiva para as operações do TEBIG no que tange a continuidade transbordo do petróleo, evitando que o fim dessas atividades leve agrave ainda mais a crise econômica com impactos sociais no nosso município, e que no mais breve possível o estaleiro possa recontratar os que foram demitidos. Nossa ação política enquanto parlamentar será em defesa da prosperidade e do bem estar do nosso município.

O nosso mandato está  junto nessa luta por Angra dos Reis!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Angra está representada no 9° Parlamento Juvenil Estadual

A vereadora juvenil Joyce Mendes é empossada deputada 
juvenil e está representando Angra na ALERJ. 

No dia de ontem, 23, foi instalado o 9° Parlamento Juvenil Estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, contando com a representação de 86 Parlamentares Juvenis de diversos municípios do estado. Nosso mandato se fez presente, juntamente com a equipe técnica da TV Câmara, para acompanhar a diplomação dos novos deputados juvenis e eleição da mesa diretora. Nesta ocasião também tomou posse a representante de nossa cidade, a vereadora juvenil Joyce Mendes, que a partir de então assume o cargo de deputada juvenil.

Instalado em 2003, o Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está em sua nona edição. De 22 a 28 deste mês (veja a programação), os e as parlamentares juvenis eleitos em escolas públicas do Estado, terão suas rotinas alteradas e viverão os dias como deputados e deputadas estaduais. Eles (as) vão defender seus projetos de lei e participarão de reuniões de comissões.
 
Sul Fluminense
 
Joyce Mendes de Angra e Enzo Fernandes de Resende
Os jovens de nossa região garantiram sua participação no parlamento juvenil estadual. Com uma articulação do bloco Sul Fluminense, foi possível eleger o jovem Enzo Fernandes de Resende como 1° Vice-Presidente, garantindo assim a presença do sul do estado na mesa diretora do parlamento juvenil.

Da nossa região, participam estudantes de Angra dos Reis, Mangaratiba, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Itatiaia, Paraty, sendo eles: Angra dos Reis: Joyce Mendes Barroso - CIEP 302 Charles Dickens; Barra Mansa: Larissa Rosário - C.E São Pedro; Mangaratiba: Gabriella Azevedo Delavechia - C.E Caetano de Oliveira; Itatiaia: Thales Lima Silva - CIEP 488 Ezequiel Freire; Paraty: Anne Carolyne da Silva Nascimento - CIEP 999 Dom Pedro de Alcântara Bragança I Imperador do Brasil; Pinheiral: Gabriel de Jesus da Silva - CIEP 291 Dom Martinho Schlude; Piraí: Alessandro Novaes - C.E Affonsina Mazzilo Teixeira Campos; Quatis: Vinícius Teixeira Lopes - C.E Américo Pimenta; Resende: Enzo Pisaneschi Fernandes - C.E Olavo Bilac; Volta Redonda: Bruna Alves Nogueira - CIEP 295 Professora Gloria Roussin Guedes Pinto. (Fonte: Jornal a Voz da Cidade)
 
De vereadora juvenil a deputada juvenil 

Nascida as 18 dias de Novembro de 1998, Joyce Mendes Barroso tem 17 anos e cursa o segundo ano do Ensino Médio no Colégio CIEP Brizolão 302 Charles Dickens. Joyce reside no bairro de Garatucaia e neste ano se candidatou para a primeira edição do Parlamento Juvenil Municipal, ficando na vice-suplência no seu colégio com 44 votos. Com a desistência dos mais votados, Joyce assumiu o cargo de vereadora juvenil tendo uma excelente participação durante todo seu mandato, onde tomou como foco a qualificação profissional da juventude. Assim, a partir desta experiência, se sentiu motivada a ir mais além e representar nossa cidade na ALERJ. Com isto, foi para as urnas com e teve como concorrente o jovem Áquila M. da Silva Vilela, que também concorreu na etapa municipal. O resultado das urnas apontaram Joyce como nova deputada juvenil e logo eleita começou a preparar seu projeto que traz a preocupação com a saúde do homem. 



Vamos acompanhando a saga desta jovem e de todos os nossos vereadores e vereadoras juvenis que certamente serão os futuros governantes e legisladores de nossa cidade. 


 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Vereadora Juvenil representará Angra no Parlamento Estadual

A vereadora juvenil Joyce Mendes representará a juventude angrense no Parlamento Juvenil Estadual que acontecerá de 22 a 28 de Novembro deste ano na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Assessora Parlamentar Ana Paula Valente, Vereadora Juvenil Joyce Mendes e Vereador Godinho

A eleição para o cargo de deputado (a) juvenil estadual aconteceu no dia 15 de Setembro deste ano nos colégios estaduais de vários municípios do estado do RJ, onde cada cidade elegeu seu representante. Em Angra tivemos a participação de dois jovens que participaram do parlamento juvenil municipal, sendo eles o Áquila Vilela do C. E. Honório Lima e a jovem Joyce Mendes do CIEP 302 Chales Dickens, sendo esta a mais votada e eleita deputada juvenil pela cidade de Angra dos Reis.

A nobre deputada juvenil esta finalizando seu projeto que defenderá junto aos demais deputados e deputadas juvenis no período de 22 a 28 de novembro, quando assume o posto e começa os debates na ALERJ e comentou que deseja estar na mesa diretora da casa legislativa.

Vamos continuar a acompanhar e incentivar essa construção de políticas públicas da e para a juventude, onde a mesma se coloca como protagonista na transformação de nossa sociedade.