quinta-feira, 11 de junho de 2015

Parlamentares Juvenis se encontram pela 1ª vez

Os parlamentares juvenis eleitos, no último mês, se encontraram pela primeira vez, nesta quarta-feira (10), no Plenário Presidente Benedito Adelino, onde em julho ocuparão as 14 cadeiras do Legislativo Angrense.    


O vereador Eduardo Godinho acolheu os jovens e expôs sua expectativa: - Este projeto vai ser importante não só para os vereadores, mas para a população de Angra dos Reis, já que vai envolver os jovens na vida da cidade. Este, certamente, vai ser um desafio muito grande para vocês, parlamentares eleitos, que se colocaram à disposição desta missão de buscar melhorias para o local em que vivem. Contem conosco -, disse o vereador Eduardo Godinho, (PT), propositor do Parlamento Juvenil de Angra dos Reis, agradeceando o apoio do presidente do Legislativo, Marco Aurélio Vargas.

A criação do Parlamento Juvenil foi aprovada durante a presidência do vereador Jorge Eduardo Mascote, que também foi receber os parlamentares.

- A iniciativa é louvável. Em julho vocês, jovens, vão assumir o parlamento. Não é fácil estar vereador. Vocês vão ver que há várias divergências políticas, mas o respeito tem que prevalecer. Desejo boa sorte a todos! -, disse Mascote.

O Secretário de Legislação da Câmara Municipal, Fabrício de Souza Lopes, destacou que a Casa vai auxiliar, no que for preciso, os parlamentares juvenis. - É um prazer para o Legislativo recebê-los. Tenho certeza que será uma jornada incrível para cada um de vocês, que terão a oportunidade de conhecer como são feitas as leis. Além disso, vocês  vão poder apresentar à esta Casa soluções para os problemas dos bairros. Aqui, se ganha no voto, por isso é preciso defender e convencer os demais parlamentares que sua proposta é boa para a cidade -, destacou Fabrício Lopes, explicando que, após o término do Parlamento, as indicações dos jovens vão ser encaminhadas para os órgãos competentes, seja na esfera municipal, estadual ou federal.

Parlamentares Juvenis

Dos 14 parlamentares juvenis, 13 estiveram presentes: Amanda da Silva Coelho (CEAV); Fábia Quintino de Oliveira (E. M. Pedro Soares); Mateus da Silva Costa (E.E.Nazira Salomão); Henrique Souza Oliveira (EDUCAR); Karen Adriana da Cruz Monteiro (E.M. Dom Pedro I); Lucas da Silva Freire (CEIM); Lucilene Ara Jera Aquiles (E. Indígena E. Guarani Karai Kuery Renda); Luis Eduardo Carvalho Peres (Jean Piaget); Marco Antônio Mônaco (CIEP Brizolão 302 Charles Dickens); Marcos Vinícius Porto Cordeiro (E.M. Cel. João Pedro de Almeida); Marlon Gomes dos Santos (CELAMM); Melissa Sodré Montenegro Gomes (E.M. Amélia Araújo Laje); Milene da Conceição Duarte Barbosa (E.M. Cacique Cunhambebe). A parlamentar da C.E. Honório Lima, Débora Mercês Mendes, não pode participar, mas enviou seu assessor parlamentar.

Os jovens tiveram a oportunidade de fazer uso da Tribuna Legislativa para apresentar suas principais reivindicações. - Vou defender a mobilidade urbana, pois Angra dos Reis não é uma cidade adaptada para deficientes -, disse o jovem Lucas da Silva Freire (CEIM), morador da Nova Angra.
O representante do Nazira Salomão também expôs suas preocupações. - Moro no Belém e minha visão de política é trabalhar em prol dos bairros. Temos muitos problemas com lixo, falta de luz e água e insegurança. Vou ser voz ativa, buscando uma Angra melhor -, afirmou Mateus.
A jovem Lucilene Ara Jera Aquiles, que representa a comunidade indígena da cidade, também falou sobre o que vai defender no parlamento. - Quero ajudar meu povo! A gente precisa muito de melhorias na nossa estrada, porque às vezes não sobe carro e nem o caminhão de lixo -, disse a jovem, em Guarani e Português.






Por: Ludmila Pereira , Jornalista - Jornal ETN / TV Câmara